As correntes diadinâmicas foram desenvolvidas na França pelo dentista Pierre Bernard no início da década de 1950. São correntes alternadas retificadas em ondas completas ou em semiondas, com frequência de 50 e 100Hz1.
A baixa frequência para estimulação elétrica é definida entre 10 e 1000 Hz. Na prática clínica, as frequências para estimulação elétrica neuromuscular são mais restritas, permanecendo na faixa de 10 a 100 Hz. Trata-se de uma corrente polarizada, triangular e frequência de 50 Hz.
As correntes TENS e FES são famosas por promover estímulos elétricos para amenizar dores e/ou ativar áreas musculoesqueléticas, acelerando a recuperação de quem enfrenta alguma desordem física. Neste texto, você entenderá tudo sobre TENS e FES, inclusive o uso nos protocolos fisioterapêuticos.
A Galvanoterapia é uma técnica de tratamento de estrias e linhas finas que consiste em uma caneta com agulha na ponta, que através da estimulação elétrica com micropunturas na pele, provoca inflamação aguda no local e consequentemente estímulo das células que estimulam colágeno (fibroblastos).
É feita por meio de uma resina protetora — bem semelhante à cera — que é aplicada diretamente no verniz do veículo, oferecendo mais proteção contra pequenos danos externos. Antes de ser realizado, o carro passa por uma limpeza para a retirada de sujeiras e ainda um leve polimento para remover pequenos riscos e manchas.
E dentre os agentes que podem causar esse estrago na pintura, os principais, acredite, são naturais. Além das chuvas, que podem ser de granizo ou não, e das rajadas de vento que podem carregar partículas que causem atrito na lataria, temos o astro rei como o responsável pela pintura queimada pelo sol.