Consciência metalingüística pragmática é definida por Crystal (1985) como a capacidade de reflexão do uso da linguagem, especialmente das escolhas acerca dos sentidos das palavras em intenção social, dos efeitos e do uso dessa linguagem no outro, o qual está envolvido no ato da comunicação.
O estudo do significado linguístico é objeto da área da ciência linguística chamada Semântica. ... A Semântica não é a única que estuda o significado linguístico, ela está atrelada com a Pragmática, sua contribuição para a análise do significado de expressões e enunciados não pode ser desvinculado.
Pragmática é o ramo da linguística que estuda a linguagem no contexto de seu uso na comunicação. A pragmática está além da construção da frase, objeto da sintaxe, ou do seu significado, objeto da semântica. ... A capacidade de compreender a intenção do locutor é chamada de competência pragmática.
Parte da linguística que estuda o significado das palavras Conhecida como o “estudo de significado”, a semântica tem por objetivo explicar o sentido da mensagem que está sendo transmitida. ... Assim, é a parte da linguística que estuda os significados das palavras, das frases, dos símbolos e imagens, etc.
A semântica é o estudo do significado nos mais diversos níveis do discurso, estudando como a estrutura de sons, sílabas, palavras e enunciados impacta em seu significado e em sua compreensão.
A semântica é a área da linguística que estuda o significado e a sua relação com o significante. O significado está associado ao sentido e, portanto, ao conteúdo e ao contexto; o significante está associado à forma (de palavras ou de sinais, de grafia ou de som).