Condutividade Elétrica: os metais são ótimos condutores de eletricidade, por isso são muito utilizados em fios elétricos. ... Condutividade Térmica: a explicação para que os metais sejam bons condutores térmicos é baseada na presença de elétrons livres que são dotados de movimentos, como foi explicado anteriormente.
Tipos de Condutores Apesar do que muitos pensam, os condutores não são somente sólidos! Os materiais condutores elétricos possuem três tipos, os condutores sólidos, os condutores líquidos e os condutores gasosos.
Materiais com alta condutividade térmica conduzem calor de forma mais rápida que os materiais com baixa condutividade térmica. ... A condutividade térmica é uma característica específica de cada material, e depende fortemente da temperatura e da pureza do material (especialmente sob baixas temperaturas).
Isolantes e condutores térmicos Normalmente os metais são bons condutores térmicos porque seus constituintes mais elementares, ou seja, as cargas negativas dos átomos ou elétrons, estão fracamente ligados na estrutura do material. ... São exemplos de isolantes térmicos madeira, lã, ar, vidro, papel, neoprene e isopor.
Os metais, a exemplo da mencionada vareta, são bons condutores de calor, enquanto a lã de vidro, a borracha e a madeira são maus condutores. O material com baixa condutibilidade ainda pode ser considerado um isolante térmico.
Embora não exista um material que conduza de modo perfeito o calor, há vários exemplos que atuam como bons condutores de calor. Alguns deles são a prata, o cobre, o alumínio, o aço e o latão.
Condutores são materiais que possibilitam a movimentação de cargas elétricas em seu interior com grande facilidade. Esses materiais possuem uma grande quantidade de elétrons livres, que podem ser conduzidos quando neles aplicamos uma diferença de potencial. Metais como cobre, platina e ouro são bons condutores.