A Literatura é a técnica de compor e expor textos escritos, em prosa ou em verso, de acordo com princípios teóricos e práticos; o exercício dessa técnica ou da eloquência e poesia. A palavra Literatura vem do latim "litteris" que significa "Letras", e possivelmente uma tradução do grego "grammatikee".
A literatura no Ensino Médio se dedica aos principais aspectos dos gêneros literários, às diferenças entre prosa e poesia, às principais escolas literárias, à literatura brasileira e a algumas obras e autores importantes no Brasil e na literatura mundial.
A palavra Literatura, etimologicamente falando, deriva da palavra latina littera ae, que significa "letra do alfabeto, caráter da escrita". Em latim, litteratura ae, significa a ação de traçar as letras. Por metonímia, passou a designar o ato de escrever com a intenção estética.
Define-se “Literatura” como a arte que utiliza a palavra como matéria prima de suas criações (AMARAL, 2003). A literatura reflete as relações do homem com o mundo e com os seus semelhantes.
A literatura, como manifestação artística, tem por finalidade recriar a realidade a partir da visão de determinado autor (o artista), com base em seus sentimentos, seus pontos de vista e suas técnicas narrativas.
Literatura engajada é aquela que tem compromisso ideológico (ou político). Nestes casos, o autor não está preocupado somente com a literatura como arte (técnicas, estilos, símbolos, intertextos,). Na realidade, está preocupado em defender uma ideologia politico-social, em detrimento de outra.
Função catártica vem da catarse. Em tradução livre do grego (kátharsis), a palavra catarse significa "purificação". Essa função, tanto em produções literárias, quanto outros tipos de produção artística, tem ligação com o alívio do espectador/leitor, sua "purificação".
Função Sintonizadora (sinfrônica): que tem a capacidade de estabelecer uma conexão com o leitor independente do tempo e do espaço. ... Função de Elemento Liberador do “Eu”: elemento de evasão, que permite a fuga da realidade, construção de um mundo novo. Pode ser tanto do artista ou do leitor.
A construção de um espaço de leitura dentro das salas de aula possibilita aproximar o pré-leitor da literatura infantil como fonte de prazer, permitindo o desenvolvimento do imaginário das crianças através da leitura de imagens, das possibilidades e descobertas oferecidas pelo objeto livro como suporte lúdico, atrativo ...
Uma boa dica para incentivar a leitura em casa é os pais, de vez em quando, ler o mesmo livro que os filhos para conversarem sobre a leitura e, assim, valorizar o aprendizado que o jovem adquiriu, além de ser uma ótima oportunidade de interação.
Como incentivar os alunos a ler mais
A seguir, confira as melhores formas de incentivar nos alunos o gosto pela leitura:
Passar para o aluno uma mensagem positiva, na qual ele tome o gosto pela escrita, sendo através de brincadeiras, teatros, oratória, desta forma o aluno vai ler cada vez mais, para buscar informações e ao mesmo tempo apreciar a leitura (FREIRE 2000).
6 dicas para despertar o gosto pela leitura nos seus filhos