Coarctação, um defeito cardíaco congênito, é o estreitamento de apenas um segmento da aorta e não da aorta inteira. Esse estreitamento costuma estar localizado do lado contrário do ponto em que o canal arterial se une à aorta.
Tipicamente, a dissecção arterial vertebral acomete adultos jovens, e ocorre quando a artéria vertebral apresenta uma lesão / laceração na sua camada íntima (camada mais interna da artéria, que fica em contato com o fluxo sanguíneo).
A artéria basilar é formada pela junção das duas artérias vertebrais (direita e esquerda), na região do bulbo (próximo à nuca). A artéria basilar caminha pela face anterior do bulbo e ponte, e neste trajeto ascendente emite ramos arteriais importantes para irrigar esta e outras estruturas do encéfalo.
Esta “alteração” identificada na RM ou AngioRM é considerada uma variação da anatomia, que pode ocorrer em pessoas normais. Tentando explicar o que é a tal da hipoplasia, nada mais é do que este seio ou veia hipoplásica ser menor, mais fino, ou até mesmo bem reduzido, em relação ao lado oposto.
A hipoplasia é a diminuição da atividade formadora dos tecidos orgânicos (pele, músculos, etc.). A diminuição de um tecido em um determinado órgão ou parte do corpo, afeta o local tornando-se menor e mais leve que o normal, mas os padrões básicos de sua arquitetura continuam os mesmos.
QUAL A CAUSA PARA O APARECIMENTO DE HIPOPLASIA? Existem várias causas para o problema, que pode ter início durante o período de desenvolvimento dentário. Os motivos mais comuns são uso de cigarros durante a gestação, a falta de vitaminas, algum trauma ou cárie no dente de leite, distúrbios metabólicos, entre outros.