O esqueleto do cíngulo escapular e braço da anta é constituído pelos ossos escápula e úmero, respectivamente. Na espécie estudada, esses ossos são bastante protuberantes e desenvolvidos.
Cíngulo(cintura) do Membro Inferior (Cíngulo Pélvico = Cintura Pélvica) Sustentação do peso corporal.
O membro superior está ligado ao esqueleto axial por ossos que constituem o cíngulo do membro superior ou cintura escapular. Os ossos que constituem o membro superior são a clavícula, a escápula, o úmero, o rádio, a ulna, os ossos do carpo, do metacarpo e as falanges.
O cíngulo do membro superior pode ser chamado de cintura escapular e é formado pela clavícula e pela escapula. Possuímos duas cinturas escapulares, uma de cada lado do corpo. A função da cintura escapular é garantir que o membro superior ligue-se ao tórax. (Veja também o cíngulo do membro inferior.)
Membros inferiores: Os membros inferiores são constituídos pelo fêmur (osso da coxa), tíbia e fíbula (ossos da perna), patela (osso do joelho), tarsos, metatarsos e falanges (ossos dos dedos). Cintura pélvica: A cintura pélvica é constituída pelos ossos do quadril, também chamados de ossos pélvicos.
Cíngulo do membro inferior são os dois ossos do quadril, ligados entre si pela sínfise púbica, formando, junto com o sacro, a pelve óssea.
Causas. Geralmente, a dor pélvica não é causada por um distúrbio grave. Com frequência, ela está relacionada ao ciclo menstrual. Entretanto, vários distúrbios que causam dor pélvica podem dar origem à peritonite (inflamação e, normalmente, infecção da cavidade abdominal), que é um distúrbio grave.