A hiposmia é a perda parcial da capacidade de perceber cheiros. Essa condição está relacionada à anosmia, que é a incapacidade total de perceber odores. Essa deficiência pode resultar de traumatismo craniano, alergias, gripe, infecções, pólipos nasais ou outras causas.
Se for secreção é possível que precise de medicações ou mesmo cirurgia e se for pela inflamação pode-se usar antiinflamatórios (como corticóides) e estimulantes dos nervos como o ácido alfa lipóico, porém não podemos garantir que o olfato irá retornar, pois depende de como seu organismo reage.
O principal órgão do sentido do olfato é o nariz. A percepção dos odores ocorre graças a uma região localizada na parte superior das cavidades nasais chamada de epitélio olfatório. É nesse epitélio que encontramos células sensoriais especializadas chamadas de quimiorreceptores.
Esprema o suco de 1 limão em um copo de água morna. Misture 2 colheres de chá de mel cru. Beba a mistura quente, duas vezes ao dia. Coma um pedacinho de limão fresco ou em conserva, entre as refeições para estimular o paladar.
Chá de equinácea com gengibre. Pertencente ao grupo das plantas medicinais, a equinácea é muito usada no preparo de remédios caseiros contra gripes, pois é ótima para combater coriza, tosse e amenizar inflamações.
Como tratar a coriza. O tratamento da coriza é feito normalmente com medicamentos que diminuem a inflamação e irritação da mucosa nasal, aliviando os sintomas, sendo recomendado na maioria das vezes a utilização de remédios que combatem a gripe e a alergia, como antialérgicos e antitérmicos.
Esse líquido parecido com água é também chamado de coriza. E é um dos sintomas principais dos quadro de Rinite/Sinusite alérgica. Além da coriza é comum o paciente apresentar obstrução nasal, espirros e coceira.
O que faz a língua arder, o rosto ficar vermelho e o nariz escorrer é a capsaicina, uma proteína encontrada em pimentas quentes. Quando ela toca as terminações nervosas da boca e língua, é como se um alarme contra incêndios disparasse no cérebro.
Na rinite gustatória ou gustativa, alimentos como os abaixo podem causar aquela secreção clarinha pelo nariz - a coriza. "Não é exatamente um processo alérgico. São os vasos sanguíneos da mucosa que ficam dilatados por causa desses alimentos e causam os sintomas", aponta Jane.
"Comidas muito quentes ou alimentos muito temperados e ácidos ativam a resposta alérgica, por meio da histamina, que tem uma poderosa ação vasodilatadora. É o caso da capsaicina, presente na pimenta, que faz o nariz escorrer, coçar, entupir, além de provocar espirros", comenta o médico.
Algumas especiarias. Gengibre, manjericão e pimenta caiena ajudam a afinar o muco, estimulam os seios nasais e ajudam na circulação do ar. O gengibre, a pimenta chili e a pimenta preta contém gingerol, que é um polifenol com efeitos anti-inflamatórios que os torna bons alimentos para sinusite.
Alimentos picantes podem desencadear as crises de rinite. Isso ocorre devido a uma substância chamada capsaicina, que é responsável pela sensação de queimação. O consumo de pimentas aumenta a irritação das mucosas nasais, fazendo o nariz escorrer, coçar, entupir, além de provocar espirros e por isso deve ser evitado.
Alimentos muito quentes ou temperados podem provocar a rinite gustatória, uma reação local ao estímulo exagerado. A capsaicina, presente na pimenta, é uma das substâncias que parecem mais importantes nesse quadro. Chás muito quentes, mesmo os com ação descongestionante, também podem agravar a espirradeira.
Além dos ácaros, produtos de limpeza ou para desodorizar o ambiente, inseticidas, tintas com cheiro forte, perfumes, fumaça de cigarro, poluentes são substâncias que podem funcionar como alérgenos e devem ser mantidos longe das pessoas com predisposição a desenvolver rinite alérgica.
5 formas naturais de combater a rinite alérgica