A distribuição da radiação sobre o planeta Os valores mais altos de radiação próxima ao solo foram registrados em alguns desertos, onde observaram-se medidas de 220 kcal/(cm2/ano). Os valores mínimos foram registrados nos polos, onde há estimativas inferiores a 80 kcal/(cm2/ano).
A radiação ultravioleta produz efeitos prejudiciais, como o aumento de risco de câncer de pele e o fotoenvelhecimento cutâneo, processo que torna a pele espessada, áspera e manchada.
Quem está exposto a radiação solar por longos períodos deve se manter bem hidratado, utilizar um bom filtro solar, utilizar roupas que auxiliem na proteção sem aumentar ainda mais o calor.
vou citar três tipos perigosos solares: desidratação, câncer de pele e insolação, etc. E o melhor jeito de se prevenir é usando protetor solar adequado a cor da sua pele porque quanto mais clara sua pele é, maior é o fator solar que tem que usar.
Pessoas negras, por exemplo, em razão da grande quantidade de melanina, são menos propensas a desenvolver a doença. Em contrapartida, pessoas mais claras necessitam de uma maior proteção em virtude da baixa quantidade de melanina. Além da pele, outras partes do corpo sofrem os efeitos da radiação solar.
Transmissão. De toda a radiação solar que chega às camadas superiores da atmosfera, apenas uma fracção atinge a superfície terrestre, devido à reflexão e absorção dos raios solares pela atmosfera. Esta fracção que atinge o solo é constituída por uma componente directa (ou de feixe) e por uma componente difusa.
Resposta. Resposta: Ela é absorvida por uma camada formada por ozônio (O3), que protege o planeta da excessiva radiação. Essa camada faz com que grande parte da radiação seja refletida de volta para o espaço.
E nosso planeta recebe apenas uma pequena parte da energia produzida. Quando um gás é comprimido, ou pressionado, ele aquece. No Sol, a pressão é milhões de vezes maior do que a pressão na Terra. Toda essa pressão faz com que o hidrogênio atinja temperaturas de 15 milhões de graus centígrados no núcleo.
Quando a atmosfera absorve radiação terrestre ela se aquece e eventualmente irradia esta energia, para cima e para baixo, onde é novamente absorvida pela Terra. Portanto, a superfície da Terra é continuamente suprida com radiação da atmosfera e do Sol.
O sol é fonte de luz e calor para o nosso planeta, as plantas precisam dele para fazer fotossíntese, precisamos dele para amenizar a temperatura, ele tbm é importante no ciclo das chuvas para evaporação etc. Sem a luz(energia) do sol, a vida na terra não séria possível.
Afinal, a superfície absorve o calor advindo da radiação Solar, mas ao se resfriar acaba liberando calor para a camada mais próxima da superfície (radiação terrestre) fazendo com a mesma se aqueça. Dessa maneira, a atmosfera é aquecida a partir da superfície terrestre.
As temperaturas nesta camada variam de –5°C a –70°C. Na Estratosfera localiza-se a camada de ozônio, que faz a proteção da Terra absorvendo os raios ultravioletas do Sol. É nessa camada que os aviões fazem seus vôos e onde acontece o efeito estufa.
São elas: troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera.
A principal relação é com a intensificação do efeito estufa, que muda o clima do planeta. Esse fenômeno natural é intensificado pelo aumento de emissões antrópicas dos gases de efeito estufa. A queima de combustíveis fósseis e o desmatamento são as principais fontes desses gases para a atmosfera.
A principal entre as causas do aquecimento global, segundo boa parte dos especialistas, seria a intensificação do efeito estufa, um fenômeno natural responsável pela manutenção do calor na superfície terrestre, mas que estaria sendo intensificado de forma a causar prejuízos.