Primeiros socorros para hipoglicemia
Comer um lanche no meio da manhã, outro meio da tarde e algo pequeno perto da hora de dormir pode ajudar a manter os níveis de açúcar no sangue estáveis ao longo do dia e da noite. Algumas opções de lanches saudáveis são: uma pequena maçã com algumas fatias de queijo. uma banana com um punhado de nozes ou sementes.
Deve-se ingerir 15 g de carboidratos, como por exemplo:
Como prevenir a hipoglicemia
Hipoglicemia é uma condição em que os níveis de glicose (açúcar) estão baixos no sangue – menos que 70 mg/dL. A hipoglicemia costuma ocorrer logo antes das refeições, durante ou após um exercício puxado, ou quando a insulina está alcançando seu pico, ou até mesmo durante o sono.
A hipoglicemia é a baixa de açúcar no sangue e pode ser causada por não se alimentar o suficiente, exercício excessivo ou, para os diabéticos, tendo muita insulina no corpo. Outras possíveis causas de hipoglicemia incluem ingestão excessiva de álcool, uma vez que isso reduz os níveis de açúcar no sangue.
A hipoglicemia é mais comum em pessoas com diabetes, mas pode acontecer também em pessoas que não têm diabetes. Essa última condição é muito mais rara, mas vem sendo observada cada vez mais frequentemente devido ao aumento do número de pessoas que foram submetidas à cirurgia bariátrica.
O emagrecimento não-intencional seguido de alguns sintomas como sede em excesso, apetite exacerbado e desejo de urinar constante podem indicar que a glicemia está muito acima do normal. Esse quadro, além de representar um risco à saúde, é um dos principais indícios da diabetes descompensada.
A reação de estresse da convulsão, causada, por exemplo, por hipoglicemia, leva à liberação de adrenalina, que, por sua vez, eleva a glicemia rapidamente. Assim, a dosagem sangüínea da glicose após uma crise convulsiva pode ser normal ou elevada na vigência real da hipoglicemia.
As convulsões podem ser desencadeadas por diversas situações, sendo as principais:
Todos os tipos de convulsão são causados pela atividade elétrica desorganizada e súbita do cérebro. Entre as causas mais frequentes estão: Níveis anormais de sódio ou glicose no sangue. Infecção cerebral, incluindo meningite.