As aulas em laboratório são aquelas que, de maneira geral, mais estimulam a participação do aluno. Por serem práticas e possibilitarem testar tudo aquilo que é aprendido na teoria, elas têm um sabor especial. Mas, a importância das práticas laboratoriais têm ainda mais benefícios.
Muitos professores podem se perguntar se é possível realizar uma aula prática sem laboratório. A resposta é sim, basta apenas usar a criatividade. Muitos professores podem acreditar que a falta de um laboratório apropriado impossibilita a realização de aulas práticas de Ciências e Biologia.
Nas disciplinas da área das Ciências da Natureza, as aulas práticas de laboratório são de fundamental importância, pois permitem que os alunos experienciem o conteúdo trabalhado em aulas teóricas, conhecendo e observando organismos e fenômenos naturais, manuseando equipamentos, entre outras coisas interessantes (RESES, ...
O Laboratório de Aprendizagem é um local que lida cotidianamente com as dificuldades de aprendizagem, dessa forma o fracasso escolar está presente na vida de muitos dos alunos que atendemos.
As aulas práticas, segundo a literatura pertinente, podem ajudar no processo de interação, na apropriação e no desenvolvimento de conceitos científicos por parte dos sujeitos. Permitem que os estudantes aprendam a abordar objetivamente o seu mundo e a desenvolver saídas para situações que envolvam muitas variáveis.
A aula prática é capaz de incentivar o aluno a pensar criticamente e, também, de maneira criativa. Ao colocar a mão na massa, ele passa a entender o assunto mais intuitivamente. Assim ele percebe pessoalmente a maneira como o conteúdo aprendido em sala de aula está relacionado com o mundo e com seu próprio cotidiano.
É o ato de colocar em prática os conhecimentos recebidos. Em grupos, organizar e apresentar projetos para as outras pessoas.
A prática escolar consiste na concretização das condições que asseguram a realização do trabalho docente.
O que fazer para melhorar a prática pedagógica?
As práticas pedagógicas incluem desde o planejamento e a sistematização da dinâmica dos processos de aprendizagem até a caminhada no meio de processos que ocorrem para além da aprendizagem, de forma a garantir o ensino de conteúdos e atividades que são considerados fundamentais para aquele estágio de formação do aluno, ...
Afinal, quais são os tipos de aprendizagem?