Artigo crítico: Aquele utilizado em procedimentos de alto risco, que penetra tecidos ou órgãos. Requer esterilização para uso. 3.
Materiais críticos são aqueles que entram em contato com tecidos cruentos, materiais semicríticos são os que entram em contato com mucosas e materiais não críticos aqueles que só entram em contato com pele íntegra.
Artigos Críticos São artigos que entram em contato direto com tecidos ou tratos estéreis devendo, portanto ser submetidos ao processo de esterilização. Ex. agulhas, instrumentais cirúrgicos, soluções injetáveis, cateteres intravasculares e dispositivos a eles conectados, como equipos de solução e torneirinhas.
=> Instrumentos críticos: são instrumentos de corte ou ponta que penetram nos tecidos sub-epiteliais. Devem ser obrigatoriamente esterilizados. => Instrumentos semi-críticos: são instrumentos que entram em contato com a mucosa ou pele íntegra (moldeiras, espelhos, instrumentais para restaurações).
Críticos por razões econômicas: materiais de valor elevado com alto custo de armazenagem ou de transporte. Críticos por problemas de armazenagem ou transporte: materiais perecíveis, de alta periculosidade, elevado peso ou grandes dimensões.
Catalogação. É o arrolamento de todos os itens de material existentes em estoque, permitindo uma ideia geral do conjunto. Consiste em ordenar, de forma lógica, todo um conjunto de dados relativos aos itens identificados, codificados e cadastrados, de modo a facilitar a sua consulta pelas diversas áreas da empresa.
A movimentação de materiais é a arrumação lógica dos itens e das técnicas em busca de otimizar e aumentar a produtividade. Em outras palavras, trata-se do conjunto de procedimentos em busca de trazer eficiência para o fluxo das mercadorias, evitando desperdícios e deslocamentos desnecessários.
Seu principal objetivo é organizar e controlar: as compras, almoxarifado, estoque e por fim a utilização dos materiais na produção. Uma boa gestão de materiais permite que a empresa entenda corretamente quanto gasta com materiais e como esses materiais são utilizados.
Os relatos apontam a atuação do enfermeiro do GM em quatro etapas do fluxo de gerenciamento de materiais nos HE: Programação, Compras, Armazenamento, Distribuição e Controle.
O objetivo central da administração de materiais é maximizar o uso dos recursos materiais e patrimoniais na organização, evitando os desperdícios. Para que isto aconteça adequadamente, é necessário ficar atento aos estoques de matérias primas e insumos, além da gestão de compras e logística dos mesmos.
De acordo com Souza, (2011), a função básica do recebimento de materiais é assegurar que o produto entregue esteja em conformidade com as especificações constantes no pedido de compra, como descrição do produto, quantidade e data da entrega.
A função recebimento deve estar integrada com as áreas de contabilidade, de compras e de transportes. As alternativas a seguir relacionam fases de recebimento de material, à exceção de uma.
A inspeção de recebimento tem por objetivo primordial verificar a conformidade dos materiais ou equipamentos comprados pela Contratante para evitar o uso de produtos em desacordo com as especificações.
As atividades de recebimento abrangem desde a recepção do material na entrega pelo fornecedor até a entrada nos estoques.
R$ 1.
O departamento de recebimento pode realizar uma inspeção de recebimento (contagem de materiais recebidos, a inspeção física de mercadorias recebidas, a comparação de mercadorias recebidas com a descrição no pedido de compras, entre outras), registrar mercadorias recebidas, notificar o departamento de compras de ...
5 principais etapas do processo logístico