No caso das raízes, elas apresentam gravitropismo positivo, ou geotropismo positivo, pois elas crescem em direção ao solo. Já os caules apresentam gravitropismo negativo ou geotropismo negativo, por crescerem em sentido contrário ao sentido da força da gravidade.
São proteínas infecciosas constituídas provavelmente de apenas um tipo de proteína, sem ácido nucleico. São responsáveis por doenças neurodegenerativas, fatais, com progressão lenta. Em carneiros causam um tipo de doença conhecida há mais de 250 anos.
Príons são moléculas proteicas que possuem propriedades infectantes. O nome príon vem do inglês proteinaceous infectious particles, que quer dizer partículas proteicas infecciosas. Tais partículas se distinguem de vírus e bactérias comuns por serem desprovidos de carga genética.
Os agentes etiológicos das doenças infecciosas e parasitárias pertencem a cinco principais grupos de organismos: bactérias, fungos, protozoários, helmintos e vírus.
Resposta: Os mais simples são os vírus, cuja estrutura é muito rudimentar, pois nem sequer são compostos com os elementos necessários para obterem energia e para se reproduzirem por si próprios, o que os obriga a invadir as células do organismo, tornando-se patogénicos.
Príons são partículas proteicas responsáveis por diversas atividades, como amadurecimento dos neurônios. Entretanto, podem se tornar patogênicas, causando doenças crônicas e degenerativas do sistema nervoso central, deixando tais regiões com aspecto de esponja, ao serem observadas ao microscópio.