Amoniotélicos (animais que excretam amônia) → essa substância é extremamente tóxica aos organismos, sendo a alta solubilidade em água, uma propriedade química considerável durante a evolução principalmente dos invertebrados aquáticos e peixes ósseos.
Os compostos nitrogenados através dos quais o excesso de nitrogênio é eliminado do organismo é chamado de resíduos de nitrogênio ( /naɪˈtrɒdʒᵻnəs/). Eles são amoníaco, ureia, ácido úrico, e creatinina. Todas essas substâncias são produzidas pelo metabolismos das proteínas.
Animais cujo principal produto de excreção é a ureia são denominados ureotélicos. O ácido úrico é o principal excreta dos insetos, caramujos terrestres, aves e alguns répteis, sendo eliminado juntamente com as fezes, na forma de uma pasta de cor esbranquiçada, altamente concentrada.
Ácido Úrico
A urina é composta de aproximadamente 95% de água. Os principais excretas da urina humana são: a ureia, o cloreto de sódio e o ácido úrico.
Olá! As vias excretoras do corpo humano são a urina que sai pelos órgãos reprodutores e as fezes que saem pelo ânus.
Entre esses resíduos, temos o gás carbônico, que resulta do processo de respiração celular e os produtos nitrogenados, como a amônia, o ácido úrico e a ureia, resultantes do metabolismo das proteínas. Essas substâncias denominam-se catabólitos e devem ser eliminadas para manter as condições compatíveis à vida.
Essas estruturas são objetos da fisiologia, área da biologia que estuda como os organismos, sistemas, órgãos, células e moléculas executam as funções químicas e físicas no corpo. Estima-se que um homem adulto possua cerca de 80 órgãos (contando os pares).