EQST

O Que Acontece Se Um Dos Devedores Solidrios Obtiver A Remisso Da Dvida?

O que acontece se um dos devedores solidários obtiver a remissão da dívida?

Se vários forem os devedores, a remissão concedida a um deles extingue a obrigação na parte que lhe corresponde, de tal forma que ressalvando embora o credor a solidariedade que prende os demais coobrigados, não poderá mais acioná-los pela dívida inteira, senão com dedução da parte remitida.

É solidária à obrigação quando houver mais de um devedor em obrigação indivisível que se baseie em uma mesma causa ou fundamento jurídico sendo únicos a natureza e o objeto da prestação bem como a condição e o prazo para todos os devedores assim o cumprimento da prestação deve ser feito de forma integral?

É solidária a obrigação quando houver mais de um devedor em obrigação indivisível que se baseie em uma mesma causa ou fundamento jurídico, sendo únicos a natureza e o objeto da prestação, bem como a condição e o prazo para todos os devedores.

Pode o devedor efetuar o pagamento integral a qualquer dos credores solidários sendo dispensável a apresentação de caução de ratificação Independentemente do objeto da prestação?

A caução de ratificação se consubstancia na hipótese prevista no inciso II , do artigo 260 , do CC , na qual, para que o devedor pague bem, a apenas um dos credores, deve exigir a garantia dos demais. ... Finalmente, cabe a ressalva que se houver previsão de solidariedade ativa, a caução será dispensável.

O que é uma obrigação positiva?

As obrigações são positivas quando a prestação do devedor implica dar ou fazer alguma coisa e negativas quando importam numa abstenção. É tradicional a distinção entre obrigações de dar, fazer e não fazer, que ainda é feita pelo CC.

O que é o princípio Concursu partes fiunt?

Art. 257. Havendo mais de um devedor ou mais de um credor em obrigação divisível, esta presume-se dividida em tantas obrigações, iguais e distintas, quantos os credores ou devedores. A prestação é assim distribuída rateadamente, segundo a regra concursu partes fiunt (as partes se satisfazem pelo concurso).

Quando a obrigação tenha por objeto prestação divisível O devedor pode ser obrigado a pagar por partes?

O credor pode cobrar cinco mil reais de cada um dos devedores. Entretanto, ainda que a obrigação tenha por objeto prestação divisível, não pode o credor ser obrigado a receber, nem o devedor a pagar, por partes, se assim não se ajustou.

É possível cláusula de indivisibilidade?

A obrigação indivisível está ligada à natureza da coisa ou de um fato (art. 258, CC/02) em que não pode ser fracionado naturalmente ou por motivo de sua divisão ocasionar a perda da função social. Além disto, pode ser indivisível por convenção das partes.

Porque os direitos humanos são violados?

Todas as pessoas possuem direitos fundamentais que são inerentes ao ser humano. A ausência desses direitos provoca abusos como discriminação, intolerância, injustiça, opressão, tortura física e psicológica e escravidão.

Como nós podemos participar da efetivação dos nossos direitos?

A efetivação dos direitos sociais se faz principalmente através de políticas públicas, ou seja, ações positivas do Estado, conforme os dizeres de Mantovani et al, (2008, p.

Como podemos garantir que os direitos básicos das pessoas sejam atendidos?

E dignidade significa ter acesso à moradia adequada, alimentação balanceada, educação de qualidade, atendimento médico de qualidade e em tempo adequado ao atendimento necessário, transporte público organizado, saneamento básico, coleta domiciliar de lixo, acesso à informação verdadeira, confiável, sobre a gestão dos ...

Porque é necessário a elaboração de estatutos para garantir os direitos de cidadania?

Direitos exercidos por um cidadão Exercer a cidadania é garantir que todos esses direitos sejam colocados em prática através do povo de uma determinada região. ... O termo está associado a um conjunto de regras e estatutos pertencentes a uma comunidade política e social, influenciando nas condições de vida de um cidadão.