O uso crônico de inalantes tem sido associado a uma série de problemas de saúde sérios. Cheirar cola e tíner provoca problemas nos rins. Cheirar tolueno e outros solventes causa danos no fígado. O uso de inalantes também causa deterioração da memória e diminuição da inteligência.
Na química, uma substância considerada volátil é aquela que passa facilmente do estado líquido para o gasoso – enquanto uma substância não-volátil dificilmente evapora na temperatura ambiente.
Composta por diversas substâncias, como o tolueno e n-hexana, proporciona sensações de excitação, além de alucinações auditivas e visuais que, em contrapartida, são acompanhadas de tontura, náuseas, espirros, tosse, salivação e fotofobia. Tais efeitos são bastante rápidos, levando o indivíduo a inalar novamente.
Se acontecer do thinner ou solvente ter contato direto com a pele e cabelo, lave em seguida com água e sabão em abundância. Além da sua proteção individual, verifique sempre o que está por perto.
inalar o álcool (em gel ou líquido) tendo devidos cuidados não causará mal a saúde. para o álcool inalado causar algum efeito ao organismo ele teria que ser inalado por 20 minutos. o álcool ao ser ingerido pode causar intoxicações, os efeitos podem ser tontura, falha na respiração e etc.
Efeitos agudos: Inalação: Quando inalados os vapores causam irritação da mucosa. Em altas concentrações os vapores inalados tem efeito narcótico e anestésico, e podem provocar dor-de-cabeça, vertigens, náuseas, sonolência, mal estar e perda de consciência. Em concentrações muito altas podem provocar até o coma.
Não há registro de reações adversas ao álcool isopropílico na população adulta como um vapor inalado. Extremamente barato e pronto para uso. Potencial para dar tempo adicional ao diagnóstico e tratar fator causador antes da utilização de terapia antiemética e/ou dar tempo para o efeito do antiemético.
A situação pode parecer estranha, mas pediatras especialistas em doenças respiratórias ouvidos pelo GLOBO esclarecem que há muito tempo, por falta de recursos terapêuticos, os médicos usavam a vodca para desidratar as secreções nos tratamentos de asma e bronquite.
A nebulização com soro fisiológico é um ótimo auxiliar no tratamento da sinusite, pois além de facilitar a respiração, pode servir para a administração de medicamentos inalatórios prescritos pelo médico.
Os medicamentos mais recomendados pelos médicos para serem utilizados no nebulizador (aerossolterapia) são:
A inalação por nebulização com soro fisiológico é um ótimo tratamento para a sinusite, gripes ou resfriados, pois ela ajuda a umidificar as vias aéreas e a fluidificar as secreções, desobstruindo as vias respiratórias, facilitando assim a respiração.
O passo a passo sobre como fazer nebulização corretamente é muito prático, basta:
7 formas naturais de aliviar a sinusite
Um excelente remédio caseiro para sinusite é fazer a limpeza do nariz e seios nasais com uma mistura de água morna e sal, pois ajuda a eliminar o excesso de secreções e reduz a inflamação, aliviando os sintomas como dor e pressão no rosto.
Use soro fisiológico para limpar o nariz: algumas gotinhas dentro das narinas auxiliam a eliminar a sujeira e o acúmulo de secreções. Assue o nariz logo em seguida do uso do soro. Beba muita água: águas e chás sem açúcar hidratam todo o corpo, incluindo a mucosa nasal. Desse modo, ajudando na melhora da sinusite.
Quem sofre de sinusite crônica deve eliminar de sua dieta todos os alimentos que produzem muco, tais como: laticínios, farinha de trigo, chocolate, ovo, alimentos fritos e processados. Açúcares e sucos de frutas devem ser reduzidos ou eliminados, pois alimentam os fungos em pessoas com sinusite crônica.
Existem vários tipos de medicamentos disponíveis na farmácia que podem ser prescritos pelo médico para tratar uma sinusite:
Para tratar a sinusite crônica, o otorrino pode indicar o uso de remédios como:
Complicações da doença podem ainda afetar o globo ocular ou o cérebro. ;O tratamento é indispensável. Quando a sinusite se espalha para o cérebro, pode até causar abscesso cerebral ou meningite. A inflamação do globo chega a provocar a perda da visão;, observa.
Quais são os sintomas da sinusite?
quando tem um início súbito e dura até 12 semanas, com remissão completa dos sinais e sintomas, trata-se de um quadro de rinossinusite aguda; quando persiste por mais de 12 semanas, a condição é classificada como rinossinusite crônica.
A sinusite aguda na maior parte das vezes se associa a um agente infeccioso. A sinusite crônica, por sua vez, geralmente se relaciona a outras causas como, por exemplo, variações anatômicas ou processos alérgicos, e demora mais de 12 semanas para curar. O diagnóstico de sinusite deve ser feito pelo médico.
Se não houver melhora do quadro clínico em 4 a 5 dias, recomenda-se o uso de outros antibióticos de segunda opção, como Amoxicilina com Clavulanato de potássio, cefuroxime axetil ou Cefprozil.
Para a maioria dos antibióticos o nível cérico ideal se dá com 48h. Dependendo do grau da infecção de 48 /72horas. O antibiótico começa a fazer efeito entre 48/72h.