O abaulamento é um fenômeno de inestabilidade elástica que afecta a elementos estruturais bidimensionais quando estes se submetem a tensões de compressão segundo seu plano ou superfície média.
substantivo masculino Processo de tornar algo convexo, arredondado: abaulamento de madeira. Ação ou efeito de abaular, de atribuir a forma da tampa de um baú. Convexidade; forma que demonstra certo aspecto curvado, arredondado.
Significado de Abalroamento substantivo masculino Choque; colisão violenta de uma coisa com outra.
Existem dois tipos de direção defensiva: a preventiva e a corretiva. Na preventiva o motorista antecipa riscos. O condutor dirige com atenção, avaliando suas condições físicas e mentais, assim como a via pela qual está trafegando.
A “falha humana”, portanto, é a principal causa dos acidentes nas estradas e ruas brasileiras. A taxa de desrespeito às regras no trânsito indica, em números brutos, 23 mil mortes entre 2007 e 2016. Além disso, a falta de atenção causou 15 mil vítimas fatais e deixou 276 mil feridos no mesmo período.
As principais causas apontadas para a violência no trânsito são a precariedade das estradas, a infraestrutura deficiente, a falta de ciclovias e as falhas na sinalização. Outros fatores de risco seriam a falta de segurança de alguns carros e a inabilidade dos motoristas no trânsito.
Fator da via e/ou meio ambiente: são características inseguras da via no momento do acidente que podem contribuir para sua incidência. Podem estar ligados ao estado da pavimentação, da sinalização, às características geométricas das vias (deficiências de projeto), às condições climáticas, entre outros aspectos.
Um dos principais cuidados para evitar colisões traseiras, se não o maior, é manter uma distância segura do veículo da frente. A distância de segurança é o espaço que o condutor deve manter entre o seu veículo e o veículo da frente. Esse espaço deve ser suficiente para a realização de manobras em caso de necessidade.
Confira como o excesso e a falta de luz podem ser condições adversas de trânsito.
A chuva, o vento, o granizo, a neve, a neblina, a fumaça, o fogo o frio e até mesmo o calor excessivo, diminuem muito a nossa capacidade de conduzir o veículo.
As principais condições adversas da via são:
Reflexos de luz solar: Consiste na reflexão das luzes solares nos vidros, espelhos e nas janelas dos outros veículos que compartilham o fluxo. Luz alta em sentido contrário: Provoca cegueira momentânea agravada por fatores adversos, caso das condições ambientais (chuva, neblina, neve, entre outras).
24) Quais condições da via comprometem a visibilidade do condutor e podem contribuir para a ocorrência de acidentes? A) pistas esburacadas e capeamento falho; B)
As causas dos acidentes nunca envolvem apenas um fator, mas envolvem uma soma de fatores. Dessa forma, os três fatores que são determinantes para a segurança viária são: fator humano, ambiente (via e entorno) e o veículo. Fatores humanos: falhas do motorista, excesso de velocidade, consumo de bebida alcoólica.
Ao aproximar-se de qualquer tipo de cruzamento, o condutor do veículo deve demonstrar prudência especial, transitando em velocidade moderada, de forma que possa deter seu veículo com segurança para dar passagem a pedestre e a veículos que tenham o direito de preferência.
No Brasil, a resolução 168/04, de 2004, exige que todo motorista passe pelo curso de Direção defensiva, seja ao obter ou ao renovar sua habilitação. Os princípios de direção defensiva dividem-se em cinco grupos: conhecimento, atenção, previsão, habilidade e ação.
A direção defensiva é classificada em dois grupos distintos. Preventiva: procedimentos constantes do motorista para antecipar riscos e evitar acidentes. Corretiva: condutas que o motorista toma quando está diante de algo não previsto e com grandes chances de levar a um acidente.
Dicas de direção defensiva
"Direção defensiva" é o ato de conduzir de modo a evitar acidentes, apesar das ações incorretas (erradas) dos outros e das condições adversas (contrárias), que encontramos nas vias de trânsito.