A mitose ocorre em todas as células somáticas do corpo e, por meio dela, uma célula se divide em duas, geneticamente semelhantes à célula inicial. Assim, é importante na regeneração dos tecidos e no crescimento dos organismos multicelulares. Nos unicelulares, permite a reprodução assexuada.
→ Prófase I A meiose I inicia-se com a prófase I, fase marcada pela condensação progressiva dos cromossomos, troca de material genético entre cromátides não irmãs, formação do fuso (feixe de microtúbulos), quebra do envoltório nuclear e início da migração dos cromossomos homólogos em direção à placa metafásica.
Metáfase da mitose os cromossomos alinham-se um a um no centro da célula (como se fosse uma fila indiana). Já na Metáfase I da Meiose os cromossomos alinham-se aos pares (pares homólogos) no centro da célula. Em ambos os casos forma-se a placa equatorial.
Resposta: Na metáfase da mitose os cromossomos estão alinhados no equador e, na metáfase I da meiose, eles estão emparelhados. Na metáfase da mitose, o alinhamento dos cromossomos no equador da célula é importante porque garante que as duas células formadas possuam cópias iguais às dos cromossomos da célula original.
O que aconteceu com a célula após a fase M? ... A mitose se diferencia da meiose em vários aspectos, a mitose é realizada por tecido somático, e sempre é gerada uma célula a mais, no final do processo sobre a célula mãe e uma célula filha.