Chevallard conceitua “Transposição Didática” como o trabalho de fabricar um objeto de ensino, ou seja, fazer um objeto de saber produzido pelo “sábio” (o cientista) ser objeto do saber escolar. A Transposição Didática, em um sentido restrito, pode ser entendida como a passagem do saber científico ao saber ensinado.
O saber ensinado é aquele produzido através da decodificação e comunicação do saber a ensinar em uma sala de aula ou outro ambiente educacional pelo professor5. Este saber agrega novos elementos didáticos que tem como objetivo final tornar os saberes mais acessíveis aos educandos.
Saber Sábio: é o saber apresentado nas palavras originais de seus autores. Saber a Ensinar: aquele entendido como conteúdo escolar. O saber a ensinar também está presente nos livros textos.
Significado de Transposição substantivo feminino Ato ou efeito de transpor, de transferir de um local para outro: transposição do rio São Francisco. [Gramática] Alteração na ordem das palavras de uma oração.
Para Libâneo (1992): A Didática é o principal ramo de estudo da Pedagogia. Ela investiga os fundamentos, as condições e os modos de realização da instrução e do ensino. A ela cabe converter objetivos sociopolíticos e pedagógicos em objetivos de ensino, selecionar conteúdos e métodos em função desses objetivos.
Termo de origem grega (didaktiké), a didática foi instituída no século XVI como ciência reguladora do ensino. ... Nesse contexto, a Didática enquanto campo de estudo visa propor princípios, formas e diretrizes que são comuns ao ensino de todas as áreas de conhecimento.
A didática tem grande relevância no processo educativo de ensino e aprendizagem, pois ela auxilia o docente a desenvolver métodos que favoreça o desenvolvimento de habilidades cognoscitivas tornando mais fácil o processo de aprendizagem dos indivíduos.
excesso de trabalho burocrático, e problemas com necessidade de soluções imediatistas, ficando escasso o tempo para orientação do trabalho pedagógico junto ao professor; dificuldade em colocar em prática a proposta do PPP, no que diz respeito à reflexão-ação-reflexão, desenvolvido pela escola e concretizado em sala de ...
Com isso a didática ganha importância na formação pedagógica, pois sugere formas de comportamento a serem adotadas no processo de ensino, ou seja, ela oferece formas variadas de ensinar e compreender a construção do ensino-aprendizagem, com o uso de distintas metodologias que decorre do processo de ensino.
A didática é responsável por estudar os processos de aprendizagem e ensino, através de técnicas e métodos, o educador constrói o conhecimento, possibilitando o aprendizado dos alunos. Etimologicamente, a palavra didática surgiu do grego didaktike, que traduzido significa “ arte de ensinar”. Segundo Vygolsky (1984, p.
Resposta. Resposta: Porque ela estuda o processo ensino-aprendizagem numa contínua inter-relação entre teoria e prática.
O curso de Formação Pedagógica de Docentes visa a formação de professores com nível superior para lecionar disciplinas nas quais já tem experiência e que integram as quatro séries finais do ensino fundamental, o ensino médio e a educação profissional em nível médio.