Quase todos nos levantamos de vez em quando à noite para urinar. O hábito - conhecido como nictúria - não é uma doença, mas pode ser um sintoma de que algo não vai bem no organismo.
Em média, é comum sentir vontade de fazer xixi de quatro a sete vezes durante o dia, com intervalo de aproximadamente duas horas entre elas. Os episódios à noite também variam: algumas pessoas não sentem vontade de urinar, enquanto outras têm de interromper o sono uma ou duas vezes para ir ao banheiro.
é normal quando não interfere na nossa rotina, esclarece o urologista particular Júlio Bissoli. O número normalmente aceito é acordar até uma vez a noite para urinar, enquanto que deveríamos eliminar cerca de ⅔ da urina que produzimos durante o dia e ⅓ durante a noite.
Cuidados
Resumo da notícia
No caso de diabetes mellitus, as elevadas taxas de glicose no sangue, levam os pacientes a consumirem mais água e, deste modo, eliminam mais urina tanto durante o dia quanto durante a noite, evitando com que a taxa de açúcar sanguíneo aumente.
"Morar em uma rua movimentada, com ônibus passando toda hora, ter um vizinho barulhento ou cachorro que pede comida de madrugada e dormir com alguma luz acesa são alguns dos motivos para acordar diversas vezes à noite", elenca Maurício da Cunha Bagnato, pneumologista e integrante da Unidade de Medicina do Sono do ...
Dicas para dormir melhor
Algumas dicas são parar de tomar café às 15h e tomar água, porque a desidratação leve também nos acorda no meio da noite. E, claro, não consumir bebidas alcóolicas à noite nem comer alimentos que causam gases no jantar. Antes de deitar, é melhor não comer, trabalhar ou ver filmes na cama.
Como dormir bem: 10 dicas para uma boa noite de sono
A conclusão é de que adulto saudável deve dormir, diariamente, entre 7 horas e 7 horas e meia1.
Existem algumas explicações sobre o significado do despertar involuntário nesse horário. O fenômeno é justificado pela Igreja Católica como o horário do diabo, por ser oposta às 15h, momento exato que Jesus Cristo morreu na cruz.
O que fazer: Para diminuir a frequência urinária, uma possibilidade é praticar atividades físicas, isso porque os exercícios ajudam a eliminar o excesso de líquidos acumulados no organismo. Além disso, é recomendado diminuir o consumo de bebidas com cafeína e de refrigerantes, principalmente.
A principal etiologia para a enurese noturna é ingerir muitos líquidos à noite e não urinar antes de dormir, o que resulta em um volume excessivo. O quadro também pode ter um caráter hereditário. Filhos de pais que não tiveram enurese possuem apenas 15% de incidência do quadro.
Perguntas sobre Enurese noturna seria interessante ter um atendimento com um urologista para avaliar isso e psicoterapia também seria importante, pois frequente está relacionado com fatores emocionais.
A desmopressina é uma intervenção eficaz para enurese noturna em crianças e famílias que desejam tratamento medicamentoso. Alarmes de enurese são a terapia mais eficaz a longo prazo e tem poucos efeitos adversos, mas não são muitos comuns no Brasil. Outros tratamentos medicamentosos podem ser usados a critérios médico.
Uma das formas de tratamento da incontinência urinária é o uso de medicamentos, como oxibutinina, cloreto de tróspio, estrogênio ou imipramina, por exemplo, prescritos pelo médico, como forma de reduzir as contrações da bexiga ou melhorar a ação do esfincter da uretra, diminuindo os episódios de perda involuntária da ...
Evitar o consumo de álcool, cafeína e cigarros; Perder peso, o que ajuda a diminuir a pressão do abdômen sobre a bexiga; Sempre que for urinar, esvaziar a bexiga por completo; Fazer ginástica especial para a bexiga, como exercícios de Kegel, que ajudam a fortalecer os músculos do abdome e evitar a perda de urina.
Chás para infecção urinária
Além do café, bebidas ricas em cafeína também devem ser evitadas, como refrigerantes de cola e energéticos, e chás diuréticos, como chá verde, chá mate, chá preto, salsinha e hibisco.
O chá de carqueja possui ação antioxidante e ajuda a limpar as vias urinárias. Além dos chás, é muito importante beber pelo menos 2 litros de água por dia. Se os sintomas persistirem, não deixe de procurar um médico.
Problemas com perda de urina pode exigir que você tome cuidado extra para evitar a irritação da pele:
6 Pequenas Mudanças para Grandes Resultados no Controle da Incontinência Urinária Feminina
Incontinência urinária por transbordamento: Vazamento de uma pequena quantidade de urina; Jato urinário fraco; Necessidade de se esforçar ao urinar e uma sensação de que a bexiga não está vazia; Necessidade urgente de urinar muitas vezes durante a noite; Vazamento de urina durante o sono.