As 4 Eras das Qualidade:
Parece que estamos iniciando a quinta era da Qualidade(a), numa abordagem que realmente antecipa as ocorrências a tempo de eventual correção, onde o big data, a integração de sistemas, a internet das coisas e a nuvem, dentre outras, estão nos levando a um volume de dados relevantes e confiáveis nunca antes presenciado.
O Controle de Qualidade Total (Total Quality Control) é um método de administração multidisciplinar, que faz uso de diversos programas, técnicas e ferramentas buscando a qualidade total nos processos produtivos das empresas e a satisfação dos agentes envolvidos direta e indiretamente com estes processos.
Essa busca por melhorias constantes é, também, uma estratégia de administração, conhecida como TQM (Total Quality Management, ou gestão da qualidade total) cujo objetivo é criar consciência da qualidade em todos os processos organizacionais da empresa. ... Gestão participativa.
A gestão de qualidade total gera um melhor aproveitamento dos recursos financeiros. O que ela faz, na realidade, é promover a redução de custos com a manutenção de um alto padrão de qualidade.
A gestão da qualidade contribui, e muito, para o aumento na satisfação dos clientes. Isso, consequentemente, gera uma taxa maior de fidelização dos consumidores, já que eles ficam mais seguros de que seus desejos e necessidades serão atendidos pelos produtos e/ou serviços oferecidos pela empresa.
A qualidade é hoje uma das principais estratégias competitivas nas diversas empresas e nos diversos setores. A qualidade está intimamente ligada à produtividade, a melhoria de resultados e aumento de lucros, através de redução de perdas e do desperdício, do envolvimento de todos na empresa e conseqüente motivação.
Os conceitos da qualidade são fundamentais e devem ser vistos como estratégia de negócio. ... Atrelados aos objetivos de negócio, os conceitos de qualidade trazem vantagens como o aumento da competitividade, organização e excelência nos processos de produção, resultando na potencialização dos resultados.
Para Garvin (1984, 2002) Qualidade pode ser definida segundo cinco abordagens principais: transcendente, baseada no produto, baseada no usuário, baseada na produção e baseada no valor. Na abordagem transcendente excelência inata traduz Qualidade, ou seja, é intemporal e duradouro.
Os cinco determinantes da qualidade em serviços apresentados neste trabalho são: confiabilidade, responsividade, segurança, empatia e tangibilidade.
Conceitos e princípios da qualidade: nichos da qualidade; erros da qualidade. Nichos da Qualidade É a partir destas avaliações que, por exemplo, duas empresas do mesmo ramo podem atuar em nichos diferentes, uma frisando a qualidade percebida (Canetas Mont Blanc) e a outra, o desempenho (Canetas Bic).
Nicho de mercado é um grupo de consumidores com necessidades específicas e ainda não atendidas por nenhum produto ou serviço. Enquanto um segmento de mercado é um grupo mais amplo, o nicho representa uma parcela ainda menor entre essas pessoas e ainda não foi explorado por nenhuma empresa.
O nicho de mercado é uma segmentação ou recorte de um mercado. Ou seja, é a identificação de um grupo menor dentro de um setor, com necessidades e interesses específicos. Normalmente, os problemas enfrentados por esse público ainda não possuem soluções viáveis no mercado.