As sobras de alimentos podem ser utilizadas em sopas, caldos, geleias ou até na compostagem. Reaproveitar alimentos é uma forma de ser mais sustentável. Além de diversas receitas, também é possível fazer produtos de limpeza e melhorar o solo com as sobras que usamos na cozinha.
Bojanic também avalia que o nível mais elevado de desperdício de alimentos nas nações mais ricas “resulta de uma combinação entre o comportamento do consumidor e a falta de comunicação ao longo da cadeia de abastecimento. “Falta planejamento dos consumidores na hora de ir às compras”, analisa.
5 atitudes que você pode tomar hoje para ajudar a combater a fome no mundo
Em países em desenvolvimento, o desperdício de comida normalmente vem da baixa infraestrutura e baixa tecnologia, como falta de condições adequadas de armazenamento e transporte, além de fatores climáticos, que acarretam em deterioração mais rápida do alimento.
Segundo a organização, 54% das perdas ocorrem nas etapas iniciais da produção: o manuseio após a colheita e a armazenagem. ... As falhas na etapa da colheita estão relacionadas principalmente à mão de obra, no que se refere a produtos que exigem colheita manual.
Os elementos utilizados em todo processo acabam se perdendo, exigindo uma produção ainda maior e, consequentemente, perdas maiores. Segundo o relatório da FAO, 54% do desperdício ocorre na fase inicial da produção. ... A fome é uma das consequências mais drásticas do desperdício de alimentos.
Além de comprometer o sistema alimentar, o desperdício traz uma série de prejuízos ao meio ambiente (sendo exigida a exploração de quantidades de recursos naturais cada vez maiores), à sociedade e financeiros.
Dicas para evitar o desperdício de água e economizar
Além do dinheiro investido, a produção de alimentos possui uma pegada hídrica altíssima, correspondendo a 70% da água doce consumida no mundo. Os impactos ambientais não se resumem apenas ao gasto de água, existe também o desmatamento e espécies naturais que são desabrigadas para dar lugar a lavouras.
– Estude o uso de objetos duráveis no lugar dos descartáveis; – Revise texto no computador antes de imprimir; – Não aceite folhetos na rua ou no carro, se não forem do seu interesse; – Seja racional no uso da água quando for tomar banho, ao escovar os dentes, fazer a barba, lavar o quintal ou o carro.