A bacia Amazônica, ou bacia do Rio Amazonas, está situada em vários países da América do Sul. É a mais extensa, de maior densidade de água do mundo e possui o maior potencial de geração de energia hidrelétrica do Brasil.
Bacia Amazônica
No Brasil, a Bacia do Paraguai está localizada na região centro-oeste do país, mais precisamente nos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. ... A região a qual está inserida possui elevado índice pluviométrico, sendo o Pantanal a maior planície de inundação do mundo que regula a vazão do rio Paraguai.
O potencial hidrelétrico aproveitado da região hidrelétrica do Paraguai é de aproximadamente 1,4 GW, correspondendo a 1,3% do total instalado no País. Estão em operação 7 UHEs (usinas hidrelétricas) e 25 PCHs (Pequenas Centrais Hidrelétricas) e há vários aproveitamentos hidrelétricos planejados para a região.
O rio Paraguai nasce no planalto de Mato Grosso, 300 metros acima do nível do mar, e corre para o sul, tornando-se lento e cheio de curvas. Ao longo de seu curso, dá origem ao Pantanal Mato-Grossense — considerado um dos lugares mais belos do planeta — e ao Chaco, no Paraguai.
Seus principais afluentes são os rios: Sepotuba, Cabaçal, Jaurú, São Lourenço, Paraguai Mirim, Pacú, Velho, Negrinho, Taquari, Abobral, Miranda, Novo, Nabileque, Negro (Bolívia e Paraguai), Branco, Tereré, Aquidaban e Apa, no território brasileiro.