Como retornar ao trabalho após afastamento? Se o cidadão estiver apto a exercer atividades, o perito responsável ira fazer a atualização do caso cortando o beneficio auxilio-doença e agendar a data para o retorno de atividades.
Atualmente, ao conseguir um auxílio-doença concedido ou prorrogado, o médico perito indica a data da alta. Caso o trabalhador não se recupere nesse período, pode solicitar uma prorrogação do benefício. Já se conseguir a recuperação antes, deve solicitar antecipação da alta.
Importante: Ninguém pode ser demitido no período em que estiver recebendo auxílio-doença, não importa qual modalidade. Mesmo que esteja no período de estabilidade temporária por ter recebido auxílio-doença acidentário, o trabalhador poderá ser demitido quando for por justa causa.
118. O segurado que sofreu acidente do trabalho tem garantida, pelo prazo mínimo de doze meses, a manutenção do seu contrato de trabalho na empresa, após a cessação do auxílio-doença acidentário, independentemente de percepção de auxílio-acidente.
Mesmo sendo emitida a CAT e voce ficar de licença por um tempo, somente depois da perícia, se o médico atestar nexo causal do seu acidente como sendo acidente de trabalho, é que voce tem estabilidade de 1 anos após a licença.