Os iorubas são tradicionalmente os mais hábeis artesãos da África, trabalhando como ferreiros e tecelões ou no artesanato de couro, vidro, marfim e madeira. As mulheres fiam o algodão, fazem cestaria e tingimento de tecidos. A maior parte do povo ioruba vive do cultivo da terra.
Vivendo em grande parte a sudoeste do país, há alguns grupos pequenos espalhados em Benin e ao norte de Togo. Muitas pessoas desse povo foram trazidas para a América como escravos. No Brasil, esse povo foi chamado de nagô e introduziu o candomblé (uma religião afro-brasileira).
Os bantos constituem um grupo etnolingüístico, localizado principalmente na América subsariana e que engloba cerca de 400 subgrupos étnicos diferentes. Os iorubás são o principal grupo étnico nos estados de Ekiti, Kwara, Lagos, Ogun, Ongo, Osun, e Oyo.
Os bantos foram um dos grupos mais numerosos a chegar ao Brasil na época da escravidão, trazidos de Angola, do Congo e de Moçambique. ... Os bantos tiveram participação expressiva na formação da cultura e do povo brasileiro. Várias palavras do português falado no Brasil têm origem no quimbundo, uma língua banta de Angola.
Resposta: Os indivíduos iorubas que chegaram no Brasil para serem escravizados foram os africanos vindos da Nigéria. Adicional: Eles faziam esculturas em madeira, tranças, tatuagens, tecelagem entre outros.
Boa parte da população negra no Brasil veio de terras iorubás. ... A maior parte das áreas iorubá são oficialmente colonizadas pelos britânicos a partir de 1901, sob um sistema de governo indireto que imitava as estruturas tradicionais.
Os iorubás configuram uma das mais significativas culturas da história do continente africano; eles estão localizados na região sudoeste da Nigéria e no sul do Benin, onde se concentra uma minoria. Afirmam os historiadores que os domínios iorubás se desenvolveram ao longo da margem sul do rio Níger.
No Brasil. Os nagôs (iorubás) são, ainda hoje, os africanos mais numerosos e influentes nesse estado (Bahia). Existiam aqui quase todas as pequenas nações iorubanas. ... Ligados pela origem mítica comum, pela prática religiosa e semelhança dos costumes, rapidamente os diversos grupos nagôs passaram a inter-relacionar-se.
As crenças dos povos iorubás estavam fundamentadas em um modelo animista da religiosidade, dotando de espírito - e intencionalidade - uma série de forças da natureza diversas.
Em cada reino distintas atividades econômicas eram praticadas, como por exemplo, no Reino Iorubá, desenvolveu-se a olaria, tecelagem, além de metalurgia. No Reino do Congo, de forma distinta, os habitantes voltavam-se para atividades de produção de ferramentas. e. Em iorubá, desenvolvia-se a tecelagem.
Ori, palavra da língua iorubá que significa literalmente cabeça, refere-se a uma intuição espiritual e destino. Ori é o Orixá pessoal, em toda a sua força e grandeza. Ori é o primeiro Orixá a ser louvado, representação particular da existência individualizada (a essência real do ser).
1. Babaixá A palavra não tem uma tradução ou um significado, mas se trata de aproveitar sons para formar uma sonoridade cantada para acompanhar e se encaixar no ritmo da música, como é o caso da canção "Chupa toda" interpretada por Ivete Sangalo, onde a palavra aparece.
A saudação religiosa no candomblé e umbanda – que designa energia positiva – virou ritmo na década de 80, especialmente na Bahia. Numa mistura de frevo, reggae, merengue, forró, maracatu e ritmos afro-brasileiros, a música tomou as paradas de sucesso além de ser marca registrada de todo carnaval.