No Linux existem vários comandos que mostram detalhes sobre o sistema e informações de hardwares, como por exemplo: cat /proc/meminfo . No entanto, são tantos comandos e opções, que fica difícil lembrar de todos e usá-los.
5 comandos Linux para monitorar o uso da CPU
Os usuários Ubuntu e Linux Mint escrevem "sudo" imediatamente antes do comando memtester. Escreva o comando "memtester 100 5" para testar a memória. Substitua "100" com o tamanho, em megabytes, da memória RAM instalada no computador. Substitua "5" com o número de vezes que deseja executar o teste.
Comando 2. O/proc/meminfo, um dos arquivos no diretório /proc/., exibe informações sobre o uso de RAM do sistema. O argumento MemTotal mostra a quantidade total de RAM utilizável, em kibibytes, Qual é a RAM física menos um número de bits reservados e o código binário do kernel.
Vá para Aplicativos > Central de Programas do Ubuntu > procure pelo termo “gnome-device-manager” e mande instalar. Depois de instalado, vá em Aplicativos > Ferramentas de Sistema > Device Manager.
Um dispositivo é todo o componente de hardware, e do sistema operacional. Um dispositivo é “algo especial” que é compartilhado com o Kernel, ou seja, um exemplo de dispositivo são as impressoras, CD-ROMs, modems, portas, mouse, HDs, etc. No Linux, os dispositivos físicos são tratados como arquivos.
A maneira mais simples de encontrar o espaço livre em disco no Linux é usar o comando df. O comando df significa "disk free", disco livre, e, obviamente, mostra o espaço livre e disponível em disco em sistemas Linux. Com a opção -h , mostra o espaço em disco em formato legível (MB e GB).
Como verificar o Sistema Operacional
O CPUID HWMonitor é um aplicativo gratuito para PCs com Windows que permite verificar o desempenho do computador. O programa exibe informações como a voltagem e temperatura da CPU, utilização da memória RAM e do processador da placa de vídeo, além de dados sobre a bateria, no caso de notebooks.
Pesquise o Gerenciador de tarefas ou pressione as teclas de atalho Ctrl+Alt+Delete. Com o Gerenciado de Tarefas aberto, clique na aba Desempenho. Nesta tela, você pode ver as configurações avançadas do seu computador, como as especificações do processador, memória RAM, HD e da rede.
Clique com o botão direito do mouse na barra de tarefas do Windows e selecione Gerenciador de Tarefas. No Windows 10, clique em Memória para verificar o uso corrente da memória RAM.
Basta acessar a aba “Desempenho” e navegar pelos itens no menu lateral esquerdo. O Windows atualiza os gráficos e detalhes constantemente, sendo possível averiguar o total de processos, os threads, a velocidade de operação da CPU e muito mais.
No Windows, acesse o Painel de Controle e procure pelas Opções de Energia. Lá, você verá várias configurações relacionadas à eficiência energética da sua máquina, incluindo como e quando o computador deve entrar em suspensão. Dessa forma, você automatiza quando o PC deve poupar energia.
Uma memória RAM cheia é razão para entrar em pânico? Depois de um tempo, sua memória RAM enche com os aplicativos que você usa com mais frequência. Em seguida, precisa ser parcialmente esvaziada para poder iniciar outros apps. A questão é que o Android faz isso automaticamente quando necessário.