O interessado em pedir a microfilmagem de uma multa deverá comparecer ao Detran (setor de microfilmagem) com os seguintes documentos:
Descrição. O Print de informações cadastrais é uma cópia da tela do sistema do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG) com os dados cadastrados do proprietário e do veículo automotor.
Para consultar os seus cheques emitidos e compensados, é só acessar a sua conta-corrente pela internet, com agência, conta e senha eletrônica, e digitar “microfilmagem” no campo de busca. Basta fazer a consulta pelo número do cheque ou pelo período.
O principal objetivo de uma tabela de temporalidade é controlar o volume de emissão de documentos de forma eficiente e segura, por meio da limitação do período de armazenamento.
Segundo o glossário de termos arquivísticos, a Tabela de Temporalidade Documental é definida como “Instrumento de destinação, aprovado pela autoridade competente, que determina prazos de transferência, recolhimento, eliminação e mudança de suporte de documentos”.
Então, como fazer uma tabela de temporalidade?
Esse instrumento é a Tabela de Temporalidade Documental (TTD). ... A partir das análises na legislação é possível indicar o tempo de vida útil dos documentos. Dessa maneira, o tempo de guarda dos documentos não é determinado de forma aleatória, mas por meio de parâmetros alicerçados na legislação brasileira.
Os comprovantes devem ser mantidos durante os 5 anos subseqüentes ao da respectiva declaração, ou seja, 6 anos (Código Tributário Nacional, Lei 5.
TRIBUTÁRIO
cinco anos
cinco anos
Alexandre Rabello. o Tributos: Documentos como o comprovante de pagamento de IPTU, IPVA, DARFS, etc, devem ser limpos por 5 anos, contados a partir do primeiro dia útil do ano seguinte ao pagamento. o Contas de Água, Luz, Telefone e Gas também devem ser mantidas por 5 anos, pois também são considerados taxas.
5 anos
Prazo de Guarda de Documentos – Trabalhistas e previdenciários
Folha de pagamento: 10 anos. RAIS: 10 anos. Exames médicos: 20 anos. FGTS: 30 anos.
Coloque os documentos em uma grande lata de lixo. Use uma lata que seja alta e larga o suficiente para caber todos os documentos e líquidos que você vai descartar. Similarmente, o material deve ser forte o suficiente para que não se deteriore ao entrar em contato com o alvejante e a água.
A gestão documental se divide em três fases: produção; utilização; e destinação. digitalização e automação ao longo de todo o ciclo de vida dos documentos.
Os comprovantes devem ser mantidos durante os 5 anos subseqüentes ao da respectiva declaração, ou seja, 6 anos (Código Tributário Nacional, Lei 5.
A seguir, dois possíveis critérios poderão ser adotados nos planos de classificação para sua elaboração: o funcional e o estrutural. O primeiro corresponde às funções15 de uma entidade coletiva, sendo o procedimento tradicionalmente mais usado nos arquivos.
DESTINAÇÃO - decisão com base na avaliação, quanto ao encaminhamento de documentos para guarda permanente, descarte ou eliminação. ... ELIMINAÇÃO – destruição de documentos que, na avaliação, foram considerados sem valor permanente (para guarda permanente). Também chamada expurgo de documentos.
substantivo feminino Ato de destinar. Aquilo a que uma coisa é destinada. Lugar ao qual se dirige uma pessoa, uma coisa; destino.