Fossa seca: Construída para armazenar materiais sólidos e pastosos, não se adéqua ao recebimento de líquidos. Para construí-la é necessário garantir uma boa distância de casa e de qualquer fonte de água. Não deve ser construída em terrenos propícios a inundações. Consiste na escavação direta sem revestimento.
A profundidade do buraco deve ser 70 cm maior que a altura finas do sumidouro. Isso permite a colocação de uma camada de pedra, no fundo do sumidouro, para infiltração mais rápida no solo, e de uma camada de terra, de 20cm, sobre a tampa do sumidouro.
FOSSAS – Dimensões (tamanhos) das fossas!
Ela pode ser feita com alvenaria ou utilizando materiais pré-moldados, que precisam apenas da ajuda de um profissional especializado para a instalação. O valor médio a ser cobrado para a produção de uma fossa séptica padrão está na casa dos 7 mil reais, contando material e mão de obra.
Cálculo do volume útil da fossa séptica: V = 1000 + N x (C x T + K x Lf) V = 1000 + 200 x (50 x 0,50 + 65 x 0,20) = 8.
Uma fossa quadrada com largura de 1,5m x 1,5m e profundidade de 3m, então basta multiplicar 1,5×1,5 que da um total de 2,25m em seguida basta multiplicar esse valor pela profundidade da fossa que é de 3m ficando 2,25×3 que da um total de 6,75.
O dimensionamento do sumidouro trata-se basicamente de determinar a área total onde ocorrerá infiltração no sumidouro. Tal valor pode ser determinado pela divisão do volume total diário estimado de esgoto (m³/dia) pela taxa máxima de aplicação diária, obtida na tabela acima.
O diâmetro e a profundidade dos sumidouros dependem da quantidade de efluentes e do tipo de solo. Mas não devem ter menos de 1 m de diâmetro e nem mais de 3m de profundidade, para simplificar a construção.
O preço médio pelo serviço de desentupimento de fossa séptica irá variar conforme o tamanho, sendo que para uma que tenha entre 3 e 6 m³, o custo será de R$ 1.
Como funciona o processo? O sumidouro é uma espécie de tanque instalado ao lado da fossa. Nele ocorre a etapa final do processo de tratamento primário do esgoto: o líquido é reaproveitado ou devolvido ao meio ambiente. Depois deste processo, o líquido é depositado no sumidouro.
O sumidouro tem a função de permitir a infiltração da parte líquida do esgoto no solo. Para tanto, as paredes devem ser vazadas e o fundo permeável. O tamanho do sumidouro vai depender do número de pessoas que utilizam o sistema e da capacidade de infiltração do terreno.
A fossa séptica é uma unidade de tratamento primário que realiza a separação da matéria sólida contida no esgoto, enquanto o sumidouro é um poço com abertura inferior que permite a infiltração do efluente (pré tratado pela fossa ou não) no solo.
Os sumidouros são unidades de disposição final de efluentes sanitários verticalizados em relação às valas de infiltração, geralmente construídos em alvenaria estrutural ou tubos pré-fabricados de concreto com perfurações.
A primeira é o SUMIDOURO, que é usado quando o lençol freático (nível de água) é muito profundo, ou seja, acima de 1,5m, assim o esgoto tratado é infiltrado em camadas mais profundas. ... A segunda opção é usar um FILTRO ANAERÓBIO logo após a fossa séptica quando se tem o lençol freático muito alto (perto do solo).
O sumidouro faz parte do sistema de fossa séptica e desempenha uma importante função na hora de tratar os efluentes da residência. ... A ideia do sumidouro, como o nome já indica, é destinar parte dos efluentes para “sumir” no ambiente, sem prejudicar a flora, fauna e recursos naturais do ambiente.
A Fossa Séptica é um tratamento primário essencial de esgoto doméstico no qual é feita a separação e transformação da matéria sólida contida no esgoto.
O filtro anaeróbio é um tanque contendo material de enchimento que forma um leito fixo. Na superfície do material de enchimento ocorre a fixação e o desenvolvimento de microorganismos na forma de biofilme ou flocos.
2) Cálculo da altura total do filtro anaeróbio h = altura total do leito filtrante; h1 = altura da calha coletora; h2 = altura sobressalente (distância entre calha coletora e laje superior – variável). A altura do leito filtrante, incluindo a altura do fundo falso, deve ser menor ou igual a 1,20 m.
Filtro biológico é constituído de unidades constituídas de leitos de pedras britadas que servem de suporte de fixação de microorganismos aeróbios responsáveis pela conversão e oxidação de matéria orgânicas e nutrientes. Os filtros biológicos são operados em série, para maximizar a nitrificação.
1. Escavar o local de instalação com paredes em inclinação de 10° a 45° e nivelar a terra na base (cuja dimen- são deve ser 10 cm maior em cada la- do que a base do produto). 2. Construir uma base nivelada e lisa em concreto armado que servirá co- mo apoio para a Fossa e Biofiltro Bakof Tec.
O Biofiltro tem como função tratar o Sulfeto de Hidrogênio (H2S) gerado pelo processo através de tratamento biológico que consiste na remoção do poluente por meio de microrganismos evitando dessa forma a emissão de odores no entorno da ETE.
O Multi Biodigestor Bakof Tec deve ser instalado enterrado. 2. Escavar o local de instalação com paredes em inclinação de 15 a 45º deixando a base nivelada. Sobre a base depositar material de reaterro de maneira que forme um berço cônico para que a base do produto seja totalmente apoiada.
O sistema não sofre infiltração por raízes como as fossas tradicionais, não emite mal cheiro, gera sujeira ou qualquer outra inconveniência. Como resultado, garante de forma eficiente o tratamento do esgoto doméstico. O Biodigestor não polui o meio ambiente, cuida da higiene, da saúde e é econômico.
Se observar dificuldade na saída do lodo, dissolva-o utilizando a tubulação de descompactação com o auxílio de uma haste ou tubo (tendo cuidado para não danificar o Biodigestor). Recomenda-se limpar o filtro anaeróbico com jato d'água a cada 3 ou 4 extrações de lodo ou após uma obstrução.
Existem algumas diferenças entre uma fossa séptica e um biodigestor, a principal delas é que as fossas devem ser enterradas, enquanto os biodigestores podem ser enterrados ou não.
Biodigestor, onde a biomassa sofre a digestão pelas bactérias anaeróbicas, gerando gás. Consiste em um recipiente fechado, construído de alvenaria, concreto ou outros materiais, onde é depositado o material a ser digerido. O processo de decomposição da matéria orgânica resulta na produção de biogás e biofertilizante.