É interessante apontar que o conteúdo deverá trabalhar claramente um dos campos de atuação que podem ser: Campo da vida pessoal. Campo de atuação na vida pública. Campo das práticas de estudo e pesquisa.
O que a BNCC fala sobre leitura na Educação Infantil? ... As experiências com a literatura infantil, propostas pelo educador, mediador entre os textos e as crianças, contribuem para o desenvolvimento do gosto pela leitura, do estímulo à imaginação e da ampliação do conhecimento de mundo.
O que são os campos de experiência da BNCC?
Escuta, fala, pensamento e imaginação De todos os campos de experiência na educação infantil, esse mostra como a linguagem oral é indispensável para a boa convivência e a compreensão de tudo que acontece ao redor.
A proposta do campo de experiência “o eu, o outro e nós” Busca-se desenvolver a consciência cidadã, incentivando a criação de vínculos sociais fortes e baseados no respeito. Ao entender-se melhor, a criança se fortalece enquanto indivíduo e estará mais apta, também, a aceitar as diferenças nas relações.
O projeto tem como objetivo a construção da identidade do grupo, valorizando a criança e a sua história para então favorecer a interação com o outro e com a professora. A construção da identidade é gradativa e se dá por meio das interações.
TRABALHO COM A IDENTIDADE
Construir uma identidade, para Erikson (1972), implica em definir quem a pessoa é, quais são seus valores e quais as direções que deseja seguir pela vida. O autor entende que identidade é uma concepção de si mesmo, composta de valores, crenças e metas com os quais o indivíduo está solidamente comprometido.
05 atividades para trabalhar identidade com berçário Para ajudar os bebês nesse processo, você pode criar situações nas quais eles se comuniquem e expressem desejos, necessidades, preferências e vontades. Brincadeiras feitas em frente do espelho ajudam a criança a reconhecer suas características físicas.
Portanto, a construção da identidade é um processo que ocorre através dos jogos de sinais, da linguagem e das relações sociais que permitem a sua classificação. 3. -Identidade do educando como eixo temático do ensino de História nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Fonseca (2003, p.
A identidade cultural de um determinado povo é construída com o passar dos tempos,de geração para geração, com objetivo de perpetuar os costumes da região, mantendo assim uma tradição.
Através do reconhecimento do eu no outro, neste caso, no outro como personagem narrativa, somos guiados indiretamente numa reflexão acerca da nossa própria identidade. Assim a identidade narrativa permite-nos narrar a nossa própria história possibilitando a apreensão da vida na sua totalidade.
Dessa maneira, o conceito de identidade, entendido como reconhecimento de pessoas ou grupos sociais, pressupõe inconscientemente a idéia de alteridade, pois aquele só se constrói a partir desta. E, se há um “eu” e um Outro, a possibilidade do conflito, ou disputa de poder, já está instalada.