Ela pode ocorrer em apenas um dos seios. É muitas vezes descrita como uma dor aguda, uma queimação que ocorre em uma área de uma mama. Ocasionalmente, a dor não cíclica pode ser causada por um fibroadenoma ou um cisto. Uma vez encontrada a causa do sintoma, o tratamento pode aliviar a dor.
Durante a gravidez, pode haver o aparecimento de um nódulo abaixo da aréola por causa das alterações hormonais, causando dor e às vezes até a saída de secreção, chamada de "leite de bruxa". Na gestação e amamentação, as dores e sensibilidade são comuns pela distensão e desenvolvimento das mamas.
Na gravidez, Eduardo Zlotnik, ginecologista e obstetra do Hospital Israelita Albert Einstein, fala que as dores podem estar relacionadas ao boom de hormônios da gravidez, entre eles a progesterona e o estrogênio. Eles agem nos vasos sanguíneos e isso poderia dilatar alguns vasos na cabeça, causando as dores.
geralmente afeta os 2 lados da cabeça; não costuma piorar com atividades físicas; se apresenta como uma sensação de pressão; não vem acompanhada de outros sintomas, como enjoo e vômito.
A dor de cabeça na gravidez é mais comum durante o 1º trimestre de gestação, e pode ocorrer devido a várias causas, como alterações hormonais, cansaço, congestão nasal, baixos níveis de açúcar no sangue, estresse ou fome.