Melanogênese. O processo de síntese da melanina, dita melanogênese, ocorre dentro de células especializadas, os melanócitos, mais precisamente nos melanossomas, organelas altamente especializadas, que também armazenam a enzima tirosinase. A melanina é produzida a partir da tirosina, um aminoácido essencial.
A síntese de melanina, também chamada de melanogênese, é um processo enzimático que é catalisado principalmente pela tirosinase, proteína relacionada à tirosinase 1 (TYRP1) e ao dopacromo tautomerase (DCT).
A melanogênese. A coloração da pele humana é percebida em sua parte mais externa: a epiderme, onde os melanócitos, células responsáveis pela produção de melanina, estão localizados. Com a exposição à radiação ultravioleta (UV), a melanogênese é aumentada pela ativação de uma enzima chave: a tirosinase.
Concluiu-se que o melasma facial em mulheres está associado à capacidade de pigmentação da pele, ancestralidade indígena, exposição solar crônica, estímulos hormonais sexuais, como histórico de gestação e uso de contraceptivo oral, uso de psicotrópicos e maiores escores de traço de ansiedade.
Este é o lugar onde dois tipos de melanina distintos são criados: a eumelanina marrom para preto e a feomelanina de amarelo a avermelhado. A combinação da eumelanina e feomelanina criam a cor natural do cabelo e a concentração determina a profundidade.
A o-dopaquinona é uma das moléculas envolvidas na produção das melaninas, pigmentos responsáveis pela coloração dos nossos fios de cabelos, da pele e dos olhos. O cabelo humano é um fio (na verdade é um pelo), formado principalmente pela queratina, uma proteína, e colorido pela melanina.
Existem duas classes principais de melanina: eumelanina, de cor acastanhada ou preta, e feomelanina, de cor avermelhada ou amarelada. Os grânulos de melanina se dispõem sobre o núcleo do queratinócito, de modo a impedir lesões no DNA da célula pelos raios ultravioleta.
A Tricosiderina é um pigmento derivado de Feomelanina com alto teor de ferro, pigmento também encontrado nos cabelos da raza preta ou asiáticos. ... Ambos são produtos de uma célula chamada melanócito que reproduz a melanina e é a que transfere o pigmento para o cabelo.