A hipoderme ou tecido subcutâneo localiza-se abaixo da derme, portanto, é uma profunda camada de tegumento. Ela é formada por tecido conjuntivo e representa entre 15% a 30% do peso corporal. A ligação entre a derme e a hipoderme é garantida por fibras de elastina e colágeno.
Esta camada é responsável pelo deslizamento do pele sobre as estruturas nas quais está apoiada. Dependendo da região e do grau de nutrição do organismo, a hipoderme poderá ter uma camada formada por células gordurosas (adipócitos), que quando desenvolvida, é denominada de panículo adiposo.
O tecido subcutâneo, também denominado hipoderme, é uma camada de tecido adiposo aderida à derme profunda. Ele aumenta a mobilidade da pele, isola termicamente o corpo, age como um absorvedor de choque mecânico e como fonte de energia. A hipoderme é repleta de nervos subcutâneos, vasos sanguíneos e linfáticos.
A pele reveste todo o nosso corpo protegendo contra as agressões externas. É uma grande “capa de proteção” contra fungos, bactérias, produtos químicos, físicos e mesmo fatores ambientais, como o sol.
Assim, é a camada intermediária e mais espessa da pele. A derme apresenta uma espessura variável conforme a região do corpo e a idade do indivíduo. A sua função é garantir a elasticidade e resistência da pele. Por ser uma região ricamente vascularizada, é responsável ainda pela nutrição e oxigenação da epiderme.
O que é a barreira cutânea? A barreira de proteção é a camada mais exposta da pele e também é conhecida pelo nome de manto hidrolipídico, por ser um filme ultrafino formado por lipídeos, que são em sua grande maioria ceramidas.