Durante o agachamento o trabalho realizado pelo glúteo máximo depende bastante da profundidade. Portanto, agachamentos profundos são mais eficientes para trabalhar a musculatura, pois envolvem maiores graus de flexão do quadril, exigindo mais dos extensores. Os isquiotibiais também atuam na articulação do quadril.
quadríceps femural
Biomecanicamente, o sistema de alavancas envolvido é o de primeira classe ou a interfixa, e a cadeia cinética a do tipo fechada. O movimento tem como posição inicial quando joelhos e quadris estão fletidos (Figura 1) e como posição final quando as mesmas articulações estão estendidas (Figura 2).
- Flexão: Bíceps femoral, semitendinoso, semimembranoso, sartório, grácil. - Extensão: Quadríceps femoral, reto femoral, vasto lateral, vasto medial, vasto intermédio. - Rotação interna: Semitendinoso, semimembranoso, sartório, grácil. - Rotação externa: Bíceps femoral, tensor da fáscia lata.
Alavanca interfixa: Quando o ponto de apoio está situado entre os pontos de aplicação de força e o objeto a ser movimentado, como mostra a figura a seguir. São exemplos desse tipo de alavanca: o alicate, a tesoura e a gangorra.
A alavanca interpotente é quando a aplicação da força potente (P) está entre a aplicação da força resistente (R) e o ponto de apoio (A). Exemplo: pinça, cortador de unhas, hashi.
Explicação: Uma alavanca é interfixa quando o ponto fixo está entre a força potente e a força resistente. Uma alavanca é interpotente quando a força potente está localizada entre a força resistente e o ponto fixo.
FORÇA RESISTENTE ou RESISTÊNCIA (R) - É toda força capaz de se opor ao movimento. Produz trabalho resistente.
Significado de Interpotente adjetivo [Mecânica] Diz-se da alavanca que tem a potência entre a resistência e o ponto de apoio. Etimologia (origem da palavra interpotente). Inter + potente.
A alavanca interfixa Exemplos: gangorra, tesoura e alicate. A alavanca interpotente Exemplo: pinça, cortador de unhas, hashi. A alavanca inter-resistente Exemplos: quebra-nozes e carrinho de mão.
A alavanca é constituída por três elementos: PA – Ponto de apoio: o ponto ao redor do qual a alavanca pode girar; FR – Força resistente: Peso do objeto que se pretende movimentar; FP – Força potente: Exercida com o objetivo de mover o objeto.
Na física, a alavanca é um objeto rígido que é usado com um ponto fixo apropriado (fulcro) para multiplicar a força mecânica que pode ser aplicada a um outro objeto (resistência). Isto é denominado também vantagem mecânica, e é um exemplo do princípio dos momentos.
A alavanca é constituída por três elementos: PA – Ponto de apoio: o ponto ao redor do qual a alavanca pode girar; FR – Força resistente: Peso do objeto que se pretende movimentar; FP – Força potente: Exercida com o objetivo de mover o objeto.
Alavancas de segunda classe Resistência aplicada entre o eixo e a força. No corpo humano - não existem exemplos análogos. A vantagem mecânica é sempre maior que 1, pois o braço de força é sempre maior que o braço de resistência.
Ganho mecânico (ou Vantagem Mecânica) é a razão entre a força exercida por um mecanismo e a força aplicada sobre o mesmo. O exemplo mais simples é a alavanca,em que a razão das forças é igual à razão entre os comprimentos dos braços da alavanca.Um outro exemplo é o sistema formado por corda e roldana.
Ou seja, na verdade para obter vantagem mecânica será necessário ter um valor do braço de alavanca da força maior do que o braço de alavanca da resistência. ... Na maioria das vezes não corpo humano ocorrerá sempre uma desvantagem mecânica.
Vantagem Mecânica = (intensidade da força transmitida)/(intensidade da força aplicada). VM = Ft / Fa = R / F.