EQST

Como Machado De Assis Descreve Capitu?

Como Machado de Assis descreve Capitu?

Descrição da personagem Capitu do livro Dom Casmurro de Machado de Assis. Capitu: "criatura de 14 anos, alta, forte e cheia, apertada em um vestido de chita, meio desbotado. ... A personagem nos é pintada leviana, fútil, a que desde pequena só pensa em vestidos e penteados, a que tinha ambições de grandeza e luxo.

O que quer dizer olhos de Capitu?

Machado de Assis em Dom Casmurro, define os olhos de Capitu, numa "retórica de namorado", Olhos de Ressaca. Olhos que arrasta tudo para dentro de si.

Qual era o poder dos olhos de ressaca de Capitu?

51). Os olhos de Capitu, confessa Bento, que “traziam não sei que fluido misterioso e energético, uma força que arrastava para dentro, como a vaga que se retira da praia nos dias de ressaca” (ASSIS, 2008,p. 51). Capitu é misteriosa como o mar e dissimula como a vaga do mar.

Por que na obra Capitu parece ter olhos de ressaca O que quer dizer isso?

não a caracterizam propriamente: referem-se a ela, embora defina duas outras personagens – José Dias e Bentinho. O primeiro a considera falsa, interesseira e, por isso, diz que seus olhos são “de cigana oblíqua e dissimulada”; já o segundo se arrebata por ela e, por essa razão, os chama de “olhos de ressaca”.

Quem foi Capitu no livro Machado de Assis?

Maria Capitolina Santiago (Capitu, como é conhecida) é uma personagem do livro Dom Casmurro de Machado de Assis (1839-1908), publicado em 1899. Capitu é a personagem mais discutida, a mais famosa de Machado. O escritor deixa o leitor numa eterna dúvida sobre o adultério da esposa de Bentinho.

Como interpretar Capitu?

Capitu é misteriosa como o mar e dissimula como a vaga do mar. Assim, seu olhar de acordo com o narrador, dissimulam porque querem dissimular o seu ser, e Bento é atormentado por esses olhares, que os cercam em todos os momentos.

Qual foi a coisa mais impressionante que os olhos de Capitu viram nesses 120 anos?

Qual foi a coisa mais impressionante que os olhos de Capitu viram nesses 120 anos? ... O que Capitu viu de mais impressionante foi a representatividade da mulher em dizer “eu existo, sou mulher e em meu corpo as regras são minhas”.

Quando Machado de Assis diz Capitu tinha os olhos de ressaca?

Os olhos de Capitu, confessa Bento, que “traziam não sei que fluido misterioso e energético, uma força que arrastava para dentro, como a vaga que se retira da praia nos dias de ressaca” (ASSIS, 2008,p. ... Capitu é misteriosa como o mar e dissimula como a vaga do mar.

Por que a crítica afirma que Capitu é a personagem feminina mais bem construída da literatura brasileira?

131-2). A personagem problemática do romance é Bentinho, Capitu tornou-se mais famosa enquanto criação literária porque soube preservar toda sua paixão e mistério no narrador.