Veja a explicação: * Isótopos: São átomos de um mesmo elemento químico que possuem a mesma quantidade de prótons (mesmo número atômico), mas diferenciam-se pelo número de massa (A = prótons + nêutrons). O seu número de massa é diferente porque a quantidade de nêutrons no núcleo é diferente.
1. Definição – são átomos de uma substância que possuem o mesmo número atômico, mas diferentes números de massa. Como o número atômico é o mesmo o seu lugar na tabela periódica também é a mesmo. Uma vez que a diferença está na massa atômica, isto significa que o número de nêutrons é que é diferente.
Seus isótopos mais conhecidos são o prótio, o trítio e o deutério. Deutério: é um isótopo pesado e estável, possui apenas um nêutron e um próton em seu núcleo, sendo geralmente utilizado em processos de fusão nuclear. O seu nome deriva do grego "deuteros" e significa "segundo".
Trítio: É o isótopo do hidrogênio menos abundante, seu núcleo é composto por 1 próton e 2 nêutrons e ele é um isótopo radioativo. Pode ser utilizado em sistemas de mira de armas de fogo de alta precisão. Prótio: É o isótopo de maior ocorrência entre os três e é composto por apenas um próton no núcleo.
(Mack-2007) Quando o isótopo do hidrogênio, 1 1 H, cede um elétron, resulta numa espécie química constituída unicamente por A) um nêutron. ... E) um próton, um elétron e um nêutron.
substantivo masculino Isótopo pesado do hidrogênio, símbolo D, e massa atômica 2, que se encontra na água pesada.
O hidrogênio possui a estrutura atômica mais simples que qualquer outro elemento químico, seu núcleo contem um próton com carga +1, com um elétron circundante e configuração eletrônica 1s¹. ... Formando uma ligação covalente (um par de elétrons) com outros átomos; Perdendo um elétron para formar H+;
O hidrogênio localiza-se na primeira casa da tabela periódica e está representado pela letra H, sendo este o seu símbolo. Apesar de sua importância, é o elemento mais simples, formado apenas por um próton e nenhum nêutron.
grupo 1