São basicamente tanques que possuem um agitador. Os reagentes são despejados dentro do tanque de forma constante, e agitados pelo, fazendo dessa forma, a reação ocorrer. Reatores desse tipo são empregados em sistemas com mais de uma fase, como por exemplo, reações gás-líquido e sólido-líquido.
Cerca de 80% dos materiais eletrônicos do reator fluorescente podem ser usados novamente na composição de uma lâmpada LED. A intenção não é descontaminar ou reutilizar o bulbo da lâmpada fluorescente (parte de vidro esbranquiçada), mas fazer um trabalho complementar.
Um reator atômico controla a energia liberada numa fissão. O calor liberado nessa reação é usado para ferver água, cujo vapor acionará uma turbina geradora de eletricidade. Um reator nuclear é um dispositivo usado em usinas para controlar a reação de fissão nuclear.
O princípio básico de funcionamento da usina de Chernobyl era similar ao das demais usinas nucleares: o reator, local onde são armazenados os combustíveis físseis, faz com que a energia emitida pela fissão de elementos instáveis, como urânio ou plutônio, aqueça e evapore água pura a cerca de 270 ºC.
Separador de vapor: O vapor do reator aquecido é enviado às turbinas e estas criam eletricidade, através do gerador. O vapor então é condensado e reenviado ao circuito de resfriamento. ... O núcleo do reator é situado em uma cavidade de concreto que age como um protetor contra a radiação.
Segundo dados de maio de 2019 da Associação Nuclear Mundial (WNA, na sigla em inglês), existem 447 reatores nucleares em operação no mundo, em 30 países, com capacidade instalada total de 398,154 MWe.
O Brasil deve investir mais em energia nuclear. O desenvolvimento da tecnologia nuclear foi iniciado durante a Segunda Guerra Mundial, focado, dadas as circunstâncias históricas, na produção de artefatos explosivos. ... No Brasil, a fonte nuclear foi a segunda maior geradora de eletricidade em 2009, superando o gás natural ...
Como uma alternativa aos combustíveis fósseis, o uso da energia nuclear poderia evitar o problema do chamado aquecimento global que acreditamos ter uma influência importante para a mudança climática global.