Na escala logarítmica, a distância entre um ponto e outro é a % do total. Ou seja, a distância entre 1 e 2 é 100%, que será a mesma distância entre 10 e 20, entre 100 e 200 e assim por diante.
Construção da Escala Logarítmica
Como usar a escala logarítmica no Excel
A função logarítmica é dada pela lei f(x) = logax, no qual "a" é a base positiva (a > 0) e sempre diferente de 1. Nesse tipo de função, o logaritmo de base "a'', ligado a determinado valor de b, tem o expoente igual a x, que é a potência da base que resulta justamente em b. Isto é: Lei de formação.
O logaritmo de um número é o expoente ao qual devemos elevar uma base a para obter o número x. Assim: logax = 10 , portanto a10 é = x. Dessa maneira, entendemos que o valor de a não pode ser 1, já que 1 elevado a qualquer expoente sempre será 1.
O que é logaritmo? Trata-se da operação que encontra o expoente de uma potência quando se conhece sua base e seu resultado, uma espécie de inverso da potenciação. Dados os números reais a e b, positivos e com a diferente de 1, existe um único número real x que fará a seguinte afirmação ser verdadeira: Não pare agora...
Em computação, log de dados é uma expressão utilizada para descrever o processo de registro de eventos relevantes num sistema computacional. Esse registro pode ser utilizado para restabelecer o estado original de um sistema ou para que um administrador conheça o seu comportamento no passado.
O logaritmo de um número, em uma base elevada a uma potência, é igual à multiplicação do inverso do expoente dessa base.
Por exemplo, ao escrevermo log28 (lê-se logaritmo de 8 na base 2), estamos procurando o número a que devemos elevar o 2 para que a resposta seja igual a 8. Log28 = 3, pois 2³ = 8.
Para calcular o valor de log(5), basta utilizar a propriedade de subtração de logaritmos de mesma base. Primeiramente, observe que 5 = 10/2. Então, o log(5) é o mesmo que log(10/2).
Base 2 a 5
Tabela de logaritmos decimais
Notação. Na matemática, o logaritmo binário de um número é frequentemente escrito como log2 n. No entanto, outras notações para essa função já foram propostas e utilizadas, especialmente em áreas aplicadas. Alguns autores adotam a notação lg n para o logaritmo, utilizada, por exemplo, no The Chicago Manual of Style.
E logaritmo de 2 e 3 na base 10 são valores clássicos tabelados, que podemos substituir: Assim temos que esta logaritmo equivale a 1,56.
Exemplo: Sabendo que log 2 = 0,3010 . Calcule o valor de log 64.
d) log3 = 0,4771 porque 100,4771 = 3.
O logaritmando tem que ser um número positivo, ou seja, maior que zero. ... Se a base for um número maior que 1, então podemos afirmar que o logaritmo é crescente. Agora, se a base for um número entre 0 e 1, então podemos dizer que o logaritmo é decrescente.
O que é um logaritmo de um número negativo, afinal? E o seguinte. Para calcular qualquer potência, como, por exemplo, 90,5, a máquina faz a seguinte operação. Se Y=90,5, aplicando-se o logaritmo a esta equação, teríamos que ln(Y)= ln(90,5).
A Condição de Existência Para que log_B (A) corresponda a um único número real x, todos os logaritmandos precisam ser positivos, além da base também ser positiva e diferente de 1.
As propriedades dos logaritmos são propriedades operatórias que simplificam os cálculos dos logaritmos, principalmente quando as bases não são iguais. Observação: quando não aparece a base de um logaritmo consideramos que seu valor é igual a 10.
A noção de condição de existência, sendo vaga, remete para um conjunto de características sociais que não se limitam à categoria social de pertença, à classe social, à posição ou ao estatuto ocupados pelo indivíduo na comunidade a que pertence.