Os sintomas da Erliquiose incluem febre, apetite suprimido, perda súbita de peso, gânglios linfáticos inchados, baço inflamado, letargia, olhos escorrendo e nariz, vômitos, náuseas e diarreia. Além dos sintomas físicos, também está associada a sintomas neurológicos como a depressão e a descoordenação.
Causada por uma bactéria da ordem das rickéttisias, a erliquiose é transmitida pela picada do carrapado marrom de nome Rhipicephalus sanguineus contaminado e a manifestação da doença vai depender da quantidade de bactéria inoculada e da imunidade do cão.
As picadas de carrapatos em si não são sérias. O principal problema com picadas de carrapatos é a transmissão de doenças sérias: Carrapatos de veado transmitem a doença de Lyme. Carrapatos de cachorro e carrapatos de madeira transmitem febre maculosa das Montanhas Rochosas.
Quando infectado, o animal demonstra apatia, para de comer e pode apresentar hematomas pelo corpo, sangue nas fezes e aspecto amarelado nas gengivas e nas mucosas. ;Nos casos mais graves, o animal pode ter alterações neurológicas que, se não tratadas, podem levar a óbito;, explica a veterinária Bruna Tadine Conti.
Doença do carrapato — sintomas apatia; perda de peso; falta de apetite; sangramentos (nasal, urina ou fezes);
É preciso investir em prevenção. Por falar em prevenção, embora não exista vacina, há sim cura para a doença do carrapato. Basicamente, quanto mais cedo os sintomas forem observados e o diagnóstico for dado, maiores as chances de cura. Por isso é fundamental agir rapidamente e procurar um veterinário.
O Doxifin é um medicamento antibiótico formulado à base de Doxiciclina. Ele é eficaz para o tratamento de vários tipos de infecções bacterianas como infecções respiratórias, leptospirose e gastroentéricas. Além disso ele é o medicamento mais indicado para o tratamento da Erliquiose, a famosa doença do carrapato.
Tratamentos da doença do carrapato A erliquiose é tratada com antibióticos e outros medicamentos. Pode ser preciso fazer também o tratamento com soro e transfusão de sangue. Mas é importante ressaltar que apenas o veterinário pode fazer o diagnóstico e orientar os cuidados.
É prática frequente dar banho ao cachorro no dia da vacina ou então dar banho ao cão/gato adulto quando fica doente e tem que ser transportado de urgência para o hospital. No último caso, muitas das vezes dão entrada hipotérmicos, porque são lavados, mas não secos.
Embora ela tenha uma fase com poucos sintomas, como a erliquiose, alguns dos rastros evidentes da doença do carrapato no cachorro são anemia, mucosas (gengiva, olhos e interior dos genitais) amarelas ou pálidas e insuficiência renal aguda, que causa sinais como pouca ou nenhuma urina e urina escura.
O tratamento para abrir apetite de cachorro doente vai depender da origem do problema. Em alguns casos, o veterinário poderá recomendar mudanças na alimentação com o uso de rações úmidas medicamentosas por exemplo a fim de fortalecer o organismo do pet e estimulá-lo a comer.
Administração: via subcutânea. Dose: 1 mL para cada 50 kg de peso corporal. O tratamento de Babesia equi ( Nuttallia ) poderá requerer 2 doses e intervalos de 24 horas. Usando-se essa dosagem com fins profiláticos os animais estarão protegidos por um período de aproximadamente 4 semanas.
O dipropionato de imidocard (IMIZOL®), administrado em dosagem de 5 mg/kg, via subcutânea, e repetido em quinze dias, é altamente efetivo em cães com Erliquiose refratária e em cães com infecções mistas por Ehrlichia canis e a Babesia canis (COUTO, 1998).
Administração: via subcutânea. Eqüinos: 1 mL para cada 50 kg de peso corporal, via intramuscular. O tratamento de Nuttalia equi poderá requerer duas doses com intervalo de 24 horas.
Terramicina Solução Injetável é indicada para o tratamento de infecções em bovinos, eqüinos, suínos, ovinos, caprinos, aves, coelhos, cães e gatos. Dosagem: As aplicações devem ser repetidas a cada intervalo de 24 horas, durante 3 dias. A subdosagem interfere na eficácia do tratamento.
Terramicina, é um antimicrobiano de amplo espectro indicado para o tratamento de infecções causadas por cepas sensíveis a oxitetraciclina em bovinos, eqinos, suínos, ovinos, caprinos, aves, coelhos, cães e gatos.
Terramicina LA
Terramicina Injetável 50ml- É um antimicrobiano de amplo espectro indicado para o tratamento de infecções causadas por cepas sensíveis a oxitetraciclina em bovinos, eqüinos, caprinos. ... Grandes animais (bovinos e eqüinos) 3 a 5mg/kg de peso. Até 45 kg- 3 a 4,5ml.
MODO DE USAR Terramicina® Solução Injetável deve ser administrada por via intramuscular, subcutânea ou por bloqueio no local da infecção. Dosagem: As aplicações devem ser repetidas a cada intervalo de 24 horas, durante 3 dias. A subdosagem interfere na eficácia do tratamento.