Agora, finalmente, vamos descobrir quais são as técnicas que você pode utilizar para impermeabilizar o seu tecido.
Scotchgard 3M – Protetor de Tecidos. O Scotchgard 3M Spray Impermeabilizante Protetor de Tecidos 3M – 353ml é um protetor de fácil aplicação que envolve cada fibra do tecido, protegendo-a sem alterar a sua aparência e a sua maciez.
Prepare uma solução de água, vinagre e sabão em pó A água quente ajuda a amolecer a cola e facilita bastante no processo de remoção! Com uma escova para lavagem, esfregue o local da mancha (até a cola sair completamente) e, se for necessário, repita o processo. Para finalizar, basta lavar a roupa normalmente.
Para quem não sabe, a Termolina é um impermeabilizante para tecidos, isopor e papel. A termolina serve para evitar o desfiamento de bordados e para fazer endurecer o crochê.
Passo a passo
Termolina Leitosa: Tem a função de impermeabilizar e contribui para que o tecido não desfiar. Aplica-se diretamente no tecido com pincel de cerdas macias e aguarda secar para poder produzir a peça.
A goma laca é um produto para impermeabilizar madeira e outros materiais.
Aplicação com pincel A goma laca se espalha de maneira uniforme na madeira, então se concentre em cobrir toda a superfície rapidamente. Dê pinceladas longas acompanhando os veios da madeira. O álcool evapora rapidamente, deixando a goma laca pegajosa logo depois de aplicada.
Goma Laca Incolor Muito usado em papel, madeira, cerâmica e gesso antes da aplicação da pintura. O acabamento de verniz é a principal característica e sua base incolor mantém a cor do material.
Verniz: Feito de solventes, resinas e óleos, o verniz é durável e usado principalmente ao ar livre. (Tempo de secagem: 24 horas) Laca: Um acabamento sintético cristalino e durável que pode criar uma superfície ultra-brilhante. (Tempo de secagem: 1 hora)
Apresenta acabamento mais claro que a goma laca indiana. Verniz de alto brilho, possui acabamento de alto brilho, impermeabiliza e protege pinturas e peças de artesanato como madeira, gesso, MDF, vidro, cerâmica e concreto. ... A Goma Laca Chinesa pode ser pigmentada por Tinta a Óleo.
Verniz de alto brilho, possui acabamento de alto brilho, impermeabiliza e protege pinturas e peças de artesanato como madeira, gesso, MDF, vidro, cerâmica e concreto. Excelente aderência e alta durabilidade totalmente incolor. A Goma Laca Chinesa pode ser pigmentada por Tinta a Óleo.
Para o preparo da goma laca, bastará colocar em primeiro lugar, num recipiente de vidro, com tampa que feche hermeticamente, 1 litro de álcool para cada 100gr da asa de barata. Depois de adicionar a asa de barata, é necessário misturar bem ou sacudir com o frasco bem fechado, até a completa dissolução da asa de barata.
Para goma laca incolor use álcool. Para goma laca indiana use álcool. Para tinta a óleo para tela use água raz ou terebentina....
Para goma laca, use álcool. Para produtos à base d´água, use água morna mas não fervente, porque ela ataca a virola do pincel. Um pote de vidro com tampa é ideal para guardar sobras de solvente utilizado na limpeza.
Para limpar seus pincéis, tudo o que você vai precisar é de um copo e vinagre. Isso mesmo, somente o vinagre já vai resolver o seu problema. Basta aquecê-lo um pouco no micro-ondas e, depois, deixar seus pincéis de molho por algum tempo.
Geralmente, para limpar bem um pincel com restos de verniz vitral basta mergulhá-lo durante 1 minuto em diluente e depois passar bem por água. Depois de passar o pincel por água, uso um pano, ou papel de filtro de café, para o secar e também para verificar se ficaram restos de verniz no pincel.
Por ser um produto a base de solvente o verniz vitral não pode ser dissolvido apenas com água. Para a sua diluição é necessário outros tipos de solventes. Os solventes ideais são: Solvente Acrilex.
Você deve iniciar o procedimento deixando o pincel de molho no produto Brush Cleaner (Mambo Nails) em um recipiente por cerca de 5 minutos. Tire o pincel do recipiente e com uma espátula de unhas, comece a remover os resíduos do produto preso no pincel. Coloque novamente de molho no recipiente.
Para limpar os instrumentos que estiverem com resíduos de tintas à base de água, como a acrílica e PVA, basta lavá-los com água e sabão. Já para rolos ou pincéis sujos com tintas à base de solventes, como tinta óleo, esmalte e vernizes, o primeiro passo é tirar o excesso de tinta com jornal e depois lavar com aguarrás.
Para pintura realizada com produtos à base de água, basta limpar com água limpa. Para produtos à base de solvente como Esmaltes, Tinta Óleo e Vernizes, a limpeza deve ser feita com o próprio solvente, ou seja, Suvinil Aguarrás.
Seque os pincéis com algodão ou toalha absorvente. Caso tenha feito a decoração com esmalte, antes de levar à água, utilize removedor livre de acetona para tirar todo o esmalte. Não use acetona, pois ela resseca as cerdas. E nem mergulhe os pincéis direto no removedor, pois pode danificá-los.
Rolo de pintura
Existem vários tipos de rolos para pintura, e a escolha apropriada depende do tipo de tinta que você planeja usar: * Rolo de lã pêlo baixo (sintética ou de carneiro) – indicado para tintas PVA E ACRÍLICA. * Rolo de espuma – indicado para esmaltes , tinta óleo e vernizes.