Você vai precisar de um vaso profundo pelo menos 30 cm e de um pouco de adubo rico em substâncias nutritivas. Encha o vaso e a quatro dedos da borda posicione a semente e depois molhe. Após aproximadamente 4-6 semanas o pé de limão começará a crescer.
Para garantia de produção adequada e de frutos com características semelhantes às da cultivar desejada, é necessário que as mudas sejam enxertadas e adquiridas de viveiros comerciais idôneos e registrados.
Como Plantar o Pé de Limão REGA: a cada 4 dias, fornecer 120 litros de água por planta, durante um período que propicie uma boa umidificação do solo, porém sem encharca-lo.
Cuidados na aplicação Nunca aspire a poeira que vem do produto; Evite sempre o contato do produto com os olhos ou pele; Use um equipamento (luvas e máscaras) que seja apropriado para a proteção durante a aplicação; Nunca aplique o produto em locais sem ventilação.
O ideal é regar a planta de 2 a 3 vezes por semana. Diminuindo a quantidade de água no inverno, quando a poda deverá ser feita. E é importante adubar regularmente. Para a planta crescer bem é importante garantir uma boa drenagem e isso se dá fazendo a correta preparação do vaso, que precisa ter furos no fundo.
Cubra o solo do limoeiro com terra e estrume ou palha com a altura de 5 a 7 centímetros. Utilize também fertilizantes orgânicos para adubar a terra do limoeiro de modo a garantir a fertilidade desta. Adube sua planta todos os meses, usando produtos ricos em fósforo. Farinha de ossos em pequenas doses é uma ótima opção.
nove meses
Para o plantio em vasos, o tamanho mínimo para o recipiente de 80 cm x 70 cm (altura) ou capacidade de 100 litros, de maneira a permitir que raízes e caule se desenvolvam com conforto. É indicado forrar o fundo do vaso com uma tela mosquiteira coberta com pedra cinasita ou brita e uma manta bidim.
Caso haja interesse em executar uma poda, faça-a superficialmente nos ramos mais longos. Não há necessidade de cortá-los quando estiverem com mais de 1 centímetro de diâmetro.
É muito simples fazer as mudinhas: Retire algumas sementes do limão (precisam estar inteirinhas), lave, seque com papel toalha e deixe em local seco e arejado por 2 semanas (esqueça delas). Depois das 2 semanas coloque a semente sobre a terra e cubra com uma fina camada, menos de 1cm.
Uma ótima fonte de vitamina C e fibras, contém muitos compostos vegetais, minerais e óleos essenciais. Essas frutas amarelas também têm muitos benefícios potenciais para a saúde. Assim, consumir limão siciliano pode diminuir o risco de doenças cardíacas, câncer e pedras nos rins.
A casca de limão é rica em diversos nutrientes, incluindo a vitamina C, o que melhora a sua imunidade e protege o organismo contra infecções e muitas doenças. Comer casca de limão é considerado um bom remédio para o tratamento de doenças comuns, como resfriado, gripe, dor de garganta e outras infecções semelhantes.
Dá para diferenciá-los tranquilamente. O taiti é verde, arredondado, bastante suculento e exibe uma casca fina. “Já o siciliano possui casca amarela e bem grossa, é alongado e concentra menos suco. Além disso, tem sabor mais ácido”, conta a nutricionista Andrezza Botelho, de São Paulo.
Portanto, não abuse da quantidade de limão. Ingerir uma unidade por dia é o ideal, mas a pessoa pode consumir até três diariamente sem complicações para a saúde.
Melhora a digestão O suco de limão também estimula a produção de enzimas digestivas e a bile, que é uma substância produzida pelo fígado e ajuda na digestão de gorduras.