Os remédios homeopáticos são produzidos a partir de extratos vegetais, animais, minerais e sintéticos na forma de preparações dinamizadas, se baseando na diluição e na sucessão da mistura. Assim, os substratos são diluídos em álcool ou água e a mistura passa pelo processo de sucussão, no qual é vigorosamente sacudida.
Modo de fazer a homeopatia: É necessário passar pela diluição e pela sucussão (diluição + sucussão = dinamização). Pegar um vidro com capacidade de 30 mL, colocar 20 mL de álcool 70% (significa 3 partes de água limpa/pura em 7 partes do álcool de cereais) e 5 gotas da tintura (essa foi a fase de diluição).
O extrato da arnica embebida em álcool e água é considerado quase ;milagroso; para tratar dores e inflamações, assim como pomadas e óleos feitos com a planta, do gênero Lychnophora, conhecida como arnica brasileira. Engana-se quem imagina tratar-se apenas de crendice da medicina popular.
Gel, chá e pomada de arnica feitos a partir da flor da planta podem ser utilizados externamente para tratar: dores musculares. contusões. dor nas articulações e inchaço.
Modo de fazer