O ensaio SPT é realizado pela cravação do amostrador padrão tipo raymond em 45cm do terreno, com golpes sucessivos de um martelo de 65 kgf em queda livre, de uma altura de 75cm, sobre a cabeça de cravação conectada às hastes de sondagem e ao amostrador.
Primeira etapa do processo construtivo, a sondagem do solo é procedimento técnico vital em qualquer tipo de obra. ... Com a sondagem do solo, é possível conhecer as características do terreno, como a espessura das camadas que o compõe, sua resistência e a provável localização do lençol freático, caso exista.
É um método para investigação de solos em que a peliuração é feita através de trado ou de lavagem, sendo utilizada para a obtenção de amostras de solo, medida de índices de resistência à penetração e execução de vários ensaios in situo É possível, ainda, no final do ensaio à penetração, medir o torque necessário para ...
Sondagem mista é uma método de investigação geotécnica que consiste na investigação do solo por sondagem a percussão (SPT) e investigação da rocha por sondagem rotativa.
O NSPT utilizado para realizar o cálculo da pressão admissível é o número de golpes do martelo, para que o amostrador padrão penetre 30 cm no solo, após uma penetração inicial de 15 cm. Esse procedimento é realizado a cada metro de sondagem.
O SPT é o ensaio mais utilizado na prática de Engenharia de Fundações. Para cravar o barrilete, é usado o impacto de uma massa metálica de 65 Kg, denominada martelo, caindo em queda livre de 75 cm de altura sobre um ressalto situado na parte superior do hasteamento a ele conectado.
O método de sondagem SPT por ser o mais comumente utilizado para estudo de solo no Brasil e principalmente em obras de barragem foi o objeto principal de estudo desse trabalho, pois tal método permite se alcançar profundidades maiores o que em obras de construção de barragem é muito importante, pois a fundação de ...
Fazer dois furos se a área for inferior a 200 m². Fazer três furos se essa área for entre 200 e 400 m². De 400 a 1.
O resultado do ensaio de sondagem é fundamental, pois determina as propriedades físicas do solo, o que é indispensável para elaboração do projeto de fundação. Além disso, ela poderá até mesmo sinalizar que uma obra não é viável financeiramente para ser realizada naquele terreno.