Nome e vínculo dos autores
Professores da USP dão dicas para publicar em periódico...
O primeiro passo para lançar uma revista é detectar o seu público-alvo. Antes de estabelecer qualquer relação com uma audiência, é preciso encontrar essa audiência. Definir um público-alvo significa estabelecer um grupo de leitores que tenha potencial para consumir determinado produto editorial.
As revistas consistem em sete partes: a capa, as páginas de rosto, o índice, a impressão, a carta do editor, os artigos e o verso.
Então confira a lista com as 10 revistas científicas brasileiras mais procuradas no país.
Escolher a revista para publicar seu artigo pode até parecer uma tarefa fácil....Listamos aqui seis pontos importantes e que você deve ficar atento na hora de escolher:
Você consegue fazer essa pesquisa no site oficial do ISSN aqui. Basta inserir o código ISSN do que você deseja fazer a busca. Também é possível, nesse mesmo lugar, encontrar o ISSN de um título. Para testar, vamos usar como exemplo os anais do COBEQ 2016, que citamos acima (.
Para saber a classificação de um periódico acesse a Plataforma Sucupira, onde se encontra atualmente a ferramenta da Capes. Em seguida selecione a janela “Evento de Classificação” e escolha a mais recente versão da classificação Qualis, que é feita a cada quatro anos (quadriênio).
Então vá ao scholar.google.com e procure o título do artigo, o nome do autor ou o tópico de pesquisa.
Mas, para saber se a revista é indexada você pode procurar diretamente nas bases de dados. Algumas bases de dados são específicas de algumas áreas. Como o Medline que é exclusivo da área de saúde. Mas, para quem está interessado em uma base de dados mais ampla pode optar por procurar o periódico desejado na SciELO.
Ser indexada é, portanto, sinal de qualidade de uma revista científica. Partindo do princípio de que revistas indexadas cuidam de sua periodicidade e comprovam sua distribuição, um artigo publicado em revista indexada terá, naturalmente, mais visibilidade que outro, publicado em revista não-indexada.
Para uma revista, a indexação nas bases de dados "significa reconhecimento de mérito, aval à qualidade de seus artigos e conseqüentemente para seus autores, que normalmente estão submetidos a processos de mensuração de desempenhos de atividades, tanto acadêmicos como de serviços"2.
Revistas, relatórios, anuários e algumas monografias são alguns exemplos. Além dos oito dígitos numéricos, o código também é precedido pela sigla ISSN. O ISSN não é obrigatório, mas ele ajuda na identificação mais rápida do título e do conteúdo da obra, seja ela nacional ou internacional.
A parte não classificada entre os estratos A e B e, portanto, sem impacto no Sistema Qualis, ficou distribuída entre os segmentos C e NP (não periódico). ... São classificados como NP (não periódico) veículos como magazines, diários, anais, folhetos, conferências, dentre outros.
Antes de mais nada, é preciso saber que a qualidade dos periódicos é classificada anualmente no Qualis da Capes em estratos: A1; A2; B2; B3; B4; B5; C. A grosso modo, pode-se dizer que um periódico A1 é uma revista “top”, enquanto um periódico C é um zero à esquerda.
Um avaliador deve analisar:
A parte do artigo que, comumente, possui cerca de 250 palavras, servindo como base para sintetizar o trabalho, dando a oportunidade do público visualizar, de antemão, o seu conteúdo, podendo motivar ou desmotivar a leitura do material completo, chama-se RESUMO.
Sites como SciELO, periodicos., da CAPES, e até o Google Acadêmico são os mais recomendados na hora de encontrar artigos, periódicos e bases de dados confiáveis para usar em um trabalho.
Os conteúdos confiáveis são aqueles que trazem dados relevantes, explicações contundentes e análises nas quais podemos nos basear para entender melhor sobre um determinado assunto.
Utilize a fonte Times New Roman (muitas faculdades aceitam a fonte Arial) para o texto da sua monografia/TCC.
Na página inicial do Google Acadêmico, clique no menu de três linhas no canto superior esquerdo da tela e depois clique em “Pesquisa avançada”. Nesta janela você pode definir buscas com várias opções de palavras-chave, excluir opções e onde elas aparecem no artigo.
Confira os 5 melhores sites para fazer pesquisas científicas e acadêmicas