Não há uma distinção natural entre fé e razão, uma concepção que se apresente como fato, que prescinda de justifi- car-se – no domínio da razão... Cf.
Desse debate, surgem as formas clássicas de combinação dos padres medievais: aqueles que separam os domínios da razão e da fé, mas acreditam numa conciliação entre elas; aqueles que pensam que a fé deveria submeter a razão à verdade revelada; e ainda aqueles que as veem como distintas e irreconciliáveis.
Assim, passou a haver um conflito entre fé e razão, de modo que Deus deixou de ser o centro de tudo e o homem passou a ser valorizado, dando origem ao período de transição entre o teocentrismo medieval e o antropocentrismo renascentista. Foi nesse contexto que surgiu o movimento renascentista.
Para os medievais, a teologia é, pois, a interpretação racional da revelação de Deus, aceita na fé. Quem crê, ou seja, aceita a revelação de Deus, é um ser racional e, por isso, a fé já implica atividade racional e o crente naturalmente procura compreender e penetrar o significado da palavra divina.
O calvinismo (também chamado de Tradição Reformada, Fé Reformada ou Teologia Reformada) é tanto um movimento religioso protestante quanto um sistema teológico bíblico com raízes na Reforma Protestante, tendo o seu maior expoente no reformador francês João Calvino.
A Teologia é o estudo da existência de Deus, das questões relacionadas ao conhecimento de divindade e das tradições religiosas e seus contextos históricos. É um estudo científico da relação entre homem e religião, além do seu impacto na sociedade como um todo.
A teologia tem as suas raízes na vida e experiência do ser humano. Ela surge da necessidade que o homem tem de explicar racional e logicamente os fatos da sua experiência em relação ao universo físico à uma realidade superior, transcendental. A teologia tem as suas raízes na vida e experiência do ser humano.
Sobre a profissão O teólogo é o profissional que estuda as religiões e os aspectos relacionados a ela, como rituais, doutrinas, códigos, textos sagrados, baseando-se em conceitos e teorias de filosofia, história, psicologia e sociologia.