Como defumar a frio tecnicamente não cozinha ou extensivamente cura a carne, geralmente é aplicada uma salmoura ou salga direta primeiro. Depois é aguardado um período de cura – normalmente de 12 a 24 horas na geladeira – e posteriormente carne é enxaguada para retirar o excesso de sal.
Forre uma panela de fundo grosso com o papel-alumínio, coloque a grelha e distribua a serragem no fundo da panela. Coloque a comida na grelha, tampe a panela e leve ao fogo baixo. A serragem vai começar a queimar, fazendo fumaça.
- Acione o botão do defumador e aproxime da serragem uma chama de isqueiro ou fósforo. - Aguarde até que a fumaça encha o recipiente e libere o botão de acionamento. - Remova a mangueira do recipiente e vede-o. - Aguarde até que a fumaça desapareça, ou menos caso deseje servir ainda coma fumaça.
coloque serragem no wok,(forre a wok com 3 camadas de papel aluminio, antes de colocar a serragem,caso não queira usar a wok ,use uma panela velha de fundo grosso. Coloque salmão no caixa, com a grelha. conectar com cano(termorresistente),e fechar bem. Desta forma toda a fumaça vai para a caixa.
Adicione o arroz e ervas aromáticas (louro, tomilho e orégano) na folha de papel alumínio, como na foto. Tempere o filé de salmão com o azeite, o sal e pimenta a gosto. Coloque o salmão sobre uma grelha ou grade metálica (como na foto) e acomode sobre a panela. Leve a panela ao fogo médio-baixo.
Aqueça o peixe internamente a 71ºC por no mínimo 30 minutos durante todo o ciclo de defumação a quente.
Forre a panela com papel alumínio e sobre ele coloque a serragem específica para isso. Na peneira ou grelha, coloque o alimento a ser defumado. Tampe (se não tiver tampa, abafe com alumínio) e leve ao fogo. A fumaça vai subir e envolver o alimento.
Coloque o salmão na grelha e tampe. Deixe uns 30 minutos na fumaça. Repita o processo, pelo menos, 3 vezes, para defumar bem a carne. Além de ganhar sabor bem característico da fumaça de ervas, a defumação conserva a carne do salmão.
Salmão defumado Para guardar o salmão após a abertura da embalagem, você deve embrulhá-lo em papel alumínio e colocar na geladeira. No entanto, ele só se mantem em perfeitas condições por 3 dias.
Na geladeira, o salmão ficará fresco por até dois dias. Quando você comprar o peixe, limpe-o com uma toalha úmida, embale em plástico e armazene na parte mais fria do seu refrigerador (geralmente a gaveta ou o fundo de uma prateleira). Os peixes precisam ficar bastante refrigerados ou em torno de 0°.
Uma vez limpo, convém colocá-lo em cima de um prato e envolvê-lo com um pano ligeiramente úmido. Em qualquer hipótese, deve guardar o peixe na geladeira com o invólucro que veio da peixaria. Também é importante colocar o peixe na área mais fria da geladeira. Assim, conseguiremos mantê-lo mais fresco ainda.
Deixe os filés de peixe absorverem o tempero entre 3 a 4 horas ou de um dia para o outro.
Se o cheiro do peixe cru estiver muito intenso, com uma coloração marrom ou amarelada e os olhos do peixe não estiverem brilhantes, o peixe não deve ser consumido. O peixe cru deve ser mantido no freezer ou congelador e o peixe cozido pode ser mantido na geladeira mas consumido em no máximo 3 dias.
Quando o pescado está impróprio para consumo, a pele que cobre a barriga do peixe é separada da carne. Peixes frescos têm cheiro de maresia.
Sua pele e escamas são saudáveis e vivazes. Um peixe saudável não deve sofrer perda de escamas ou alterações na sua aparência, brilho ou cor. Também não há manchas, inflamações ou formação excessiva de muco na pele ou nas brânquias.
Esse "cheiro de peixe" vem da decomposição, especialmente amônia ( NH3) , compostos sulfurosos ( à base de enxofre) e aminas que resultam da degradação de aminoácidos em proteínas. Se você está sentindo esse cheiro então seu olfato é bom e o peixe não é tão bom quanto precisa ser.
Limão e o vinagre por apresentar PH muito ácido, isto pode destruir os compostos. A cachaça reage e mascara o gosto do peixe, além de amaciar a carne. Outra opção é a defumação pois o processo elimina gordura e junto os compostos causadores, além de mascarar pelo cheiro e gosto.
As principais causas de corrimento vaginal com mau cheiro são: Vaginose bacteriana, que corresponde a uma infecção na vagina normalmente causada pela bactéria Gardnerella sp. e que leva ao aparecimento de corrimento amarelo ou acinzentado e de cheiro forte e desagradável semelhante à peixe podre.
Já a uréia, presente em quantidades elevadas nos cações e tubarões, durante o processo de decomposição é transformada em amônia, que é volátil e tem cheiro forte.