Por parte dos Xia, a China experimentou o desenvolvimento da agricultura, do comércio e da medicina. Colonos construíam as casas nas margens do rio Amarelo e, além do cultivo da terra, também mantinham animais. É também nesse período que surge a seda, confeccionada a partir do casulo do bicho da seda.
A maior religião popular da China foi o taoísmo (linkar para religiões). Suas teorias foram criadas pelo pensador Lao-tsé, que viveu por volta do século VI a.C. Segundo Lao-tsé, o Tao seria criador do mundo e responsável pela ordem de todas as coisas e de todas as pessoas.
A China Antiga foi uma das primeiras civilizações existentes na humanidade. Conforme algumas lendas e tradições, a população chinesa teria originado no Vale do Huang He, mais conhecido como Rio Amarelo. ... Essa planície é cultivada pelo rio e tem uma das terras mais ricas em fecundação de toda a China.
Os estudiosos entendem que a civilização chinesa surgiu em cidades-Estado no vale do rio Amarelo. O ano 221 a.C. costuma ser referido como o momento em que a China foi unificada na forma de um grande reino ou império, apesar de já haver vários estados e dinastias antes disso.
Civilização milenar A China surgiu há 4 mil anos e tornou-se um grande império no século II a.C. No século XIX, a região era explorada pelo Reino Unido, e os conflitos da dominação resultaram nas duas Guerras do Ópio (1839/1842 e 1856/1860).
O primeiro ocidental que esteve na China e escreveu sobre ela, revelando sua existência ao Ocidente, foi o mercador veneziano Marco Polo, no século XIII. Quanto ao Japão, foi descoberto pelos portugueses por volta de 1540.
Desde a Idade Média os europeus sonhavam em se aproximar dos chineses, mas pouca coisa obtinham. O governo chinês praticamentefechava as portas aocomércio com o Ocidente. No séc. XIX os ingleses começaram a produzir o ópio, mercadoria que teve muita aceitação na China.
Localizada no Leste da Ásia, a China é o maior país desse continente e o terceiro maior do mundo, a seguir à Rússia e o Canadá. Faz fronteira com 15 países: Afeganistão, Butão, Cazaquistão, Coreia, Índia, Japão (através dos mares), Laos, Mianmar, Mongólia, Nepal, Paquistão, Quirguistão, Rússia, Tadjiquistão e Vietnã.
A China vem se destacando no cenário mundial em virtude de sua abertura ao capitalismo e ao livre comércio.
a) Mongólia. b) Rússia.
Lista de países da Ásia e capitais
Os países que fazem parte do Extremo Oriente são: China (as províncias de Tibete, Qinghai e Xinjiang ficam na Ásia Central), Japão, Coréia do Norte, Coréia do Sul, Taiwan. Algumas vezes são considerados parte do Extremo Oriente: a Mongólia e o Vietnã bem como algumas das subregiões asiáticas da Rússia.
Dados dos países e Regiões Administrativas Especiais
O conceito de "mundo oriental", na maioria das vezes, inclui a Ásia Central, o Extremo Oriente, o Oriente Médio (também conhecido como Oriente Próximo ou Ásia Ocidental), a Ásia Setentrional e Meridional. ... Com a colonização europeia da América, a distinção Ocidente/Oriente tornou-se global.
A definição clássica para o "Mundo Ocidental" compreende os países da Europa (por oposição a Ásia, o "mundo oriental"), e os que têm suas raízes históricas e culturais ligadas à Europa. Nesta definição se incluem, além da própria Europa, também a América e a Oceania e, em parte, também a África do Sul.