Como estimular a leitura na Alfabetização
Oferecer textos em linguagem adequada ao público infantojuvenil e desenvolver atividades que fomentam e mapeiam as habilidades de leitura é fundamental para aprimorar as competências leitoras dos alunos.
“No processo de leitura, ocorrem, pelo menos, quatro etapas, segundo uma visão psicolingüística: decodificação, compreensão, interpretação e retenção”. (Cabral, 1986). O aluno primeiramente decodifica os símbolos escritos.
A decodificação é o processo no qual o leitor transforma as retas e curvas que compõem as letras em sons oralizados ou numa imagem mental do som. Essa operação seria simples se cada letra fosse pronunciada sempre da mesma forma. ... Desde a alfabetização, uma leitura fluente depende de uma decodificação bem feita.
Como será a Alfabetização com a BNCC?
No processo de alfabetização, a leitura precede a escrita. Na verdade, a escrita nem precisa ser ensinada se a pessoa souber ler. Para escrever, uma pessoa precisa, apenas, reproduzir graficamente o conhecimento que tem de leitura.
A alfabetização é o primeiro contato da criança com a educação formal. No processo, ela aprende que o estudo é uma tarefa estimulante e compensadora, ou, dependendo dos métodos e explicações adotadas por seus educadores, aprende que estudar pode ser, igualmente, uma tarefa cansativa, maçante e improdutiva.
Texto é uma forma de aprendizado antigo, saber decodificá-lo é essencial na vida de uma pessoa, e para saber essa informação que o autor está querendo passar, é necessário que haja leitura freqüente para que o indivíduo obtenha conhecimento da interpretação e que haja questionamentos por parte do leitor sobre o que ...
A criação de textos e ilustrações pelos alunos representa uma motivação para o mesmo, além de desenvolver a escrita, a coordenação motora e estabelecer uma ligação entre disciplinas como Geografia, Português e Artes. Atividades ligadas à produção de textos podem ser colocadas em prática de diversas maneiras.
Resposta. Resposta: É um tipo de texto utilizado entre as pessoas com o objetivo de corresponderem entre si, contando as novidades, trocando informações, enviando e recebendo notícias de familiares e amigos.
Podemos dizer que os textos sagrados escritos têm a função de: a) Registrar a tradição religiosa como forma de preservar a experiência religiosa fundante. Assim, a religião organiza sua estrutura religiosa, seus ritos, símbolos, mensagens, etc. Muitas religiões possuem textos sagrados.
Resposta. Resposta: é de total importância, pois é uma maneira de manter esperanças, tentar melhorar e buscar refúgio neles sempre .
Resposta: Livros sagrados são conjuntos de textos que são considerados de inspiração divina ou recebidos diretamente de Deus. Também são, muitas vezes, referenciados como sagradas escrituras ou, simplesmente, escrituras.
Resposta. Podemos dizer que existem duas maneiras de leitura interpretativa dos Livros Sagrados que são: a partir de sua literalidade ou a partir de estudos. A leitura a partir da literalidade é entender que os textos sagrados não possuem nenhum tipo de erro, pois são escrituras inspiradas pelo divino.
Resposta: O texto oral é aquele transmitido apenas pelo diálogo. Obrigada! A grande diferença entre o Texto Escrito e o Texto Oral é que texto toral trata-se daquele texto que é falado, a modalidade que usa a nossa audição para interpretar o que é dito.
O livro sagrado dos cristãos é a Bíblia Sagrada, composta pelo Antigo e pelo Novo Testamento. A primeira parte conta a história da criação do mundo, das leis, tradições judaicas, etc. Já o Novo Testamento conta a vida de Jesus, como os cristãos primitivos viviam, etc.
A bíblia como conhecemos é formada por um total de 66 livros, sendo 39 livros do antigo testamento e 27 do novo testamento. Existem também outros 7 livros que são conhecidos como apócrifos que não estão inseridos na bíblia dos evangélicos, mas estão na bíblia dos católicos.