Como descobrir o modelo da sua placa-mãe via prompt de comando?
Na área “Motherboard” (“Placa-mãe”), o CPU-Z dá as seguintes informações:
Verifique no manual da placa mãe se a mesma é compatível com a tecnologia. - Habilitação para Dual Channel - Verifique se a sua memória já não está habilitada para trabalhar em Dual Channel. Para confirmar, basta fazer o download de programas que informam dados do seu processador, como o CPU-Z, por exemplo.
Desativar o Dual Channel equivale a desativar um dos módulos de memória RAM, mas você já tem esse efeito retirando um dos módulos ou colocando o par na posição que não ative o dual channel e isto você pode ver no manual da Placa-mãe.
A tecnologia Dual Channel permite ao chipset (controladora) ou ao processador, efetuar uma comunicação simultânea com dois canais de memória. Assim, as memórias operam simultaneamente fornecendo o dobro da largura de dados em seu barramento.
Incompatibilidades. Instalar memórias RAM que sejam de marcas diferentes não é motivo para grandes preocupações. O problema se dá ao utilizar módulos com configurações muito diferentes. É importante deixar bem claro que o computador não corre risco de estragar apenas ao instalar módulos diferentes.
Então, embora seja possível, o uso de pentes de memória RAM com especificações e marcas diferentes, numa mesma máquina não é recomendável, principalmente se forem características muito distintas entre si. A melhor opção é usar pentes idênticos; se não for possível, busque pentes com características parecidas.
Consulte sempre o manual da sua placa-mãe para saber qual é o formato compatível com ela. E caso você tenha ficado curioso sobre as diferenças entre esses tipos de RAM, recomendamos a leitura de “Como funciona a memória RAM?”, publicado pelo Tecmundo.
Se você colocar memórias com uma frequencia maior que o seu controlador consegue enviar elas vão funcionar abaixo da frequencia máxima que as memórias poderiam atinigir. Logo com uma frequencia inferior terão também um desempenho inferior ao máximo que poderiam atinigir .
Os pentes de memória RAM evoluíram bastante desde o primeiro padrão original DDR. ... Nos teste de benchmark, foram utilizados cinco velocidades diferentes de memória, com clock desde 2,133 MHz até 4,000 MHz.
Passo 1: Já comprada a quantidade de RAM, respeitando-se a compatibilidade da mesma com o sistema operacional e a placa mãe, é hora de instalar a memória. Para isso, desligue seu computador, remova o cabo de fonte e abra a tampa de sua torre para a instalação. No chip de sua placa-mãe, localize os slots da memória RAM.
SSD – O SSD funciona como se fosse um HD, serve para armazenamento de arquivos. ... Por ser mais rápida que o HD, a memória RAM fornece ao processador fácil acesso às informações para executar os programas.
A maioria dos usuários entende que quanto mais memória RAM, maior a capacidade de processamento de dados do computador. ... Funciona da seguinte maneira: quando um programa necessita de um dado armazenado, o processador indica qual endereço da RAM deve ser lido.
Indicações – Melhor SSD para notebook
Lista dos melhores SSDs NVMe M. 2 de 2020
Modelo de 1TB alcança 7.
SSD NVMe: veja seis opções de armazenamento rápido para comprar em 2020
Os 5 Melhores SSDs para PC e Notebook em 2019
SSD Kingston A400, 120GB, SATA 10 vezes mais rápido do que um HD tradicional, ele possui leitura de até 500 MB/s e gravação de até 320MB/s.
Lista dos 6 melhores SSDs do mercado: