A dor na ovulação acontece quando o folículo ovariano se rompe para liberar o óvulo, causando sintomas, como dor em um dos lados na parte inferior da barriga, sensação de peso no abdome e pequeno sangramento vaginal, em torno do 14º dia do ciclo menstrual.
Outra causa comum desse desconforto é após uma cesariana ou cirurgia de apêndice, já que ambas podem causar uma formação de tecido cicatricial que pode cercar os ovários e causar essa dor.
Esta fase inicia o primeiro dia da menstruação, ou seja, o primeiro dia do ciclo menstrual. Em média, dura 14 dias (se considerarmos um ciclo de 28 dias) mas pode ser mais curta ou prolongada de acordo com a duração do ciclo.
Até então, a medicina não conseguiu definir exatamente o que causa a dor na ovulação. Contudo, na literatura médica, esse tema já vem sendo questionado desde 1800, e mais de um século depois ainda não se tem uma resposta definitiva.
Para entender melhor o ciclo menstrual e identificar o período ovulatório, é indicado consultar o ginecologista, principalmente quando surgem sintomas mais intensos ou quando a ovulação acontece depois do que era previsto.
Uma forma simples de identificar se a dor está sendo causada pela ovulação é consultar a data da sua última menstruação e do início das dores, para ver se os sintomas se encaixam com o período ovulatório. Através da ultrassonografia também é possível visualizar se houve saída de líquido na ruptura do óvulo¹.
Outra característica é que ela tende a durar no máximo um dia, por poucas horas, conforme explica Juliana Sperandio, ginecologista especializada em cirurgias minimamente invasivas pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
As dores de ovulação não costumam requerer intervenção médica. Quando a dor é muito intensa e persistente, o médico poderá procurar outros sintomas (febre, náuseas, por exemplo). Outras complicações que podem causar dor abdominal são apendicite, inflamação pélvica, endometrite ou gravidez ectópica. O médico poderá recorrer a uma ecografia transvaginal para diagnóstico.
Algumas pesquisas ainda em andamento sugerem alguns dados importantes sobre a dor na ovulação. Um deles é que muitas das vezes, as mulheres não sentiram a dor em todos os ciclos. Algumas mulheres podem sentir a dor em metade dos ciclos, e outras já relataram o desconforto em todos os ciclos. A maioria das mulheres que reportaram sentir a dor na ovulação, disseram que a dor durou apenas um dia por ciclo, mas pode ocorrer de durar dois dias ou mais.
> Consultar CRM (Fonte: https://portal.cfm.org.br/index.php?option=com_medicos&Itemid=59)
Fique de olho, principalmente, se a dor vier acompanhada de febre, falta de apetite, diarreia ou outros sintomas que destoam do quadro. Neste caso, é preciso investigar com ajuda de um especialista. Um exame de ultrassom, por exemplo, é capaz de fechar o diagnóstico.
A síndrome dos ovários policísticos é a formação de pequenos cistos nos ovários devido a produção de uma quantidade maior de testosterona pelo corpo, podendo, algumas vezes, causar uma cólica intensa durante o período da ovulação.
A dor durante a ovulação também pode acontecer devido à formação de cicatrizes no útero, trompas ou ovários após cirurgias, como cesariana, remoção de pólipos uterinos e curetagem.
As dores pélvicas —como a dor da ovulação— podem ser sintoma de diversas doenças, segundo Sperandio. "Pode confundir com quadros de dor pélvica aguda, como apendicite [principalmente se a dor for do lado direito] e simular outras doenças ginecológicas, como cistos ovarianos, torção de ovário e gestação ectópica. Por isso, é importante destacar outras causas", diz.
Sabendo quando será esse dia, você também fica mais calma e evita até que a dor seja confundida com outra doença. Mas uma característica dela é a região. A cada mês, a ovulação vai ocorrer em um dos ovários, esquerdo ou direito, então a dor é bem localizada na parte inferior do abdome, na região pélvica.
Além disso, é indicado que o médico seja consultado quando durante a ovulação for notado sangramento ou dor mais intensa, já que pode ser sinal de alterações ginecológicas, como endometriose, endometrioma, cistoadenoma, síndrome dos ovários policísticos ou cisto dermoide, por exemplo. Conheça as principais causas de dor na ovulação.
A dor na ovulação normalmente dura entre 3 e 12 horas, não sendo necessário nenhum tipo de tratamento. No entanto, pode-se usar uma bolsa de água quente na barriga ou tomar um banho quente para ajudar a aliviar o desconforto.
A dor de ovulação está relacionada ao contato do líquido liberado pelo óvulo rompido com a cavidade peritoneal², o que pode causar irritações na região abdominal.