2- Uma regra essencial é sempre dar a ré a baixíssima velocidade, sempre com o pé sobre o pedal do freio, utilizando-o ao mesmo tempo em que acelera com suavidade. Em locais de tráfego intenso de veículos e pessoas, a atenção deve ser redobrada e a velocidade, ainda menor.
Observe o desenho da sua alavanca de câmbio: se a ré aparecer junto com a quinta (como uma “sexta marcha”, a exemplo da foto que ilustra esse artigo), pise na embreagem e engate a quinta marcha, com o veículo parado. Mantenha a embreagem pressionada e engate a ré. Solte a embreagem e dirija normalmente.
Ao engatar a ré, uma engrenagem conecta as duas árvores e o carro inverte seu sentido. ... Você ouvirá e sentirá na alavanca as engrenagens arranhando – e acreditamos que isso será suficiente para que desista de fazer isso. Mas, dependendo do câmbio, pode ser possível que haja acoplamento ao forçar a alavanca.
1 – A marcha arranha antes de engatar Ruído em uma marcha específica indica danos nos mecanismos dessa marcha, como o anel sincronizador desgastado. Essa peça diminui a velocidade de sua respectiva engrenagem para que haja acoplamento perfeito e com um mínimo de atrito.
Para a quinta marcha, habitualmente utilizada em estradas e em alta velocidade, não há uma regra específica de quando engatá-la, no entanto, recomenda-se após 60 km/h, pois senão o carro tende a perder muita força ou, em um caso mais extremo, fazer muita força para chegar até essa quilometragem.
Se você estiver em uma velocidade muito alta [utilizando 4ª ou 5ª marcha] é melhor começar a pisar no freio, reduzir para a segunda e só então parar. O mesmo vale se estiver chovendo. Já se você estiver em uma velocidade mais controlada [3ª marcha], pode ir freando devagar até o carro parar completamente.
Saiba que, nesse caso, tudo depende da velocidade que você está. Por exemplo, se estiver com uma velocidade alta e, dessa maneira, utilizando a quarta ou quinta marcha, você deve ir pisando no freio até que consiga reduzir para a segunda marcha ou parar.
Pratique mudar as marchas do carro com o motor desligado e o freio de mão engatado
Confira, abaixo, 5 dicas definitivas para nunca mais errar no câmbio do seu carro!
Resumo. O melhor mesmo é entender que marcha leve de um lado combina com marcha leve do outro! É bem mais fácil de lembrar e funciona bem. Você usa a 1 e a 2 na direita com a 1 na esquerda, depois passa a esquerda pra dois e vai subindo a direita até a 6, depois muda a esquerda para 3 e depois usa a última na direita.
Se você estiver parado em uma subida, já estará com os pés no freio e na embreagem. Para sair, coloque a primeira marcha e em seguida solte a embreagem devagar até sentir o carro trepidar. Quando sentir este movimento pare de soltar a embreagem e mantenha o pé parado.
Na realidade, o que a placa R-2 indica é muito simples: você deve dar a preferência de passagem para o veículo que vem pela via em que você vai entrar ou cruzar.
DÊ A PREFERÊNCIA Indica que o condutor deve dar a preferência a veículos que circulam pela via e diminuir a velocidade.