A teoria atômica de Dalton descreve o átomo como uma partícula esférica, maciça e indivisível, ideia que ficou conhecida como modelo da “bola de bilhar”.
O oxigênio é composto por átomos que apresentam número atômico (Z) igual a 8 e massa atômica igual a 16 u. Sendo assim, seus átomos apresentam: 8 prótons no interior do núcleo; ... Uma média de 8 nêutrons no núcleo do átomo.
As moléculas são espécies químicas eletricamente neutras constituídas por pelo menos dois átomos (de um mesmo elemento ou não). Sendo que, estes se unem por ligações estritamente covalentes (moleculares ou coordenadas); dessa forma, os compostos iônicos (ânion + cátion) não são formados por moléculas.
Tipos de moléculas Observe: Moléculas discretas: são as moléculas formadas por um número pequeno ou restrito de átomos. Estão presentes no estado gasoso e também no estado condensado; Molécula gigante: são as moléculas formadas por aglomerado de átomos ou íons.
A eletronegatividade influencia na ligação entre os átomos, já que haverá a possibilidade de maior ou menor atração. O átomo com mais eletronegatividade atrai para si mais elétrons. A diferença de eletronegatividade entre os elementos determina se a ligação será polar ou apolar.
As moléculas são as unidades mais simples de um composto covalente, e elas podem ser representadas de muitas maneiras diferentes. Átomos são as menores unidades da matéria que ainda mantêm as propriedades químicas fundamentais de um elemento. ... Um composto é um grupo de átomos distintos unidos por ligações químicas.
Em química, compostos moleculares são aqueles compostos que apresentam ligações covalentes entre seus átomos (intramoleculares). Sua temperatura de ebulição é menor do que a do composto iônico, e não conduz corrente elétrica em nenhum estado físico.
Os compostos moleculares, ou covalentes, são formados por meio de ligações covalentes, aquelas nas quais não temos o envolvimento de metais (com exceção do Berílio) em sua formação. Assim, nesse tipo de ligação, todos os átomos precisam receber elétrons e, por isso, sempre os compartilharão.
Na ligação iônica, um dos átomos é obrigatoriamente um metal, e o outro, um ametal ou o hidrogênio. Os princípios que fundamentam uma ligação iônica são apenas dois: a perda de elétrons por um átomo (de caráter metálico elevado) e o ganho desses elétrons por outro átomo (de caráter ametálico elevado).
Marque a alternativa em que todos os compostos possuem somente ligações iônicas:
Características das ligações iônicas Diferentemente das ligações covalentes, em que há o compartilhamento de elétrons, nas ligações iônicas os elétrons são doados ou recebidos pelos átomos. Também chamada de ligação eletrovalente, a ligação iônica é produzida entre íons (cátions e ânions), daí o termo "iônica".